Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Líbano decreta um dia de luto nacional pelos mortos
O primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, declarou esta segunda-feira dia de luto nacional pelos sete mortos nas manifestações
Líbano decreta um dia de luto nacional pelos mortos
Foto: Patrick Baz/AFP

BEIRUTE, 27 Jan 2008 (AFP) - O primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, declarou esta segunda-feira dia de luto nacional pelos sete mortos nas manifestações deste domingo, em Beirute, contra os cortes de eletricidade que resultaram em enfrentamentos com as forças de segurança.

O chefe do governo ordenou o fechamento das escolas e universidades.

Sete pessoas morreram e inúmeras ficaram feridas neste domingo em manifestações que acontecem no momento em meio a uma forte crise política que atinge o país, abalado com a divisão do poder entre a maioria anti-síria e a oposição, apoiada por Damasco e Teerã.

Os confrontos começaram quando vários manifestantes - que pediam o fim dos cortes de energia elétrica em bairros da capital - bloquearam várias ruas no subúrbio do sul de Beirute.

Essa área é dominada pelo Hezbollah e pelo Amal, além de ser a principal via para o aeroporto internacional. Homens armados abriram fogo, então, contra os soldados que tinham efetuado disparos para dispersar os manifestantes, afirmaram testemunhas e fontes dos serviços de segurança.

O exército disse em um comunicado que já iniciou uma investigação para determinar as circunstâncias dos incidentes e identificar os responsáveis pelos tiros.

Líbano decreta um dia de luto nacional pelos mortos em protestos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir