Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Ex-ditador Suharto é sepultado em mausoléu na Indonésia
O caixão, com a bandeira do país, foi coberto com pétalas de jasmim e de rosa
Ex-ditador Suharto é sepultado em mausoléu na Indonésia
Foto: Beawiharta/Reuters

O ex-ditador indonésio Suharto foi sepultado no mausoléu da família nesta segunda-feira (28) em um enterro marcado pelas honras militares.

O caixão de Suharto, com a bandeira do país, foi coberto com pétalas de jasmim e de rosa antes de ser baixado ao túmulo dos Suharto, na pequena cidade de Matesih, no centro de Java.

Dezenas de milhares de indonésios se reuniram nesta segunda em Jacarta e no centro de Java, no percurso do comboio funerário do ex-presidente, que faleceu no domingo aos 86 anos, para prestar uma última homenagem.

Suharto, que deixou o poder em maio de 1998 sob a pressão de manifestações contra o governo, foi acusado de vários crimes e violações dos direitos humanos, mas para muitos compatriotas continua sendo o "pai do desenvolvimento" da Indonésia.

O ex-ditador era considerado o dirigente mais corrupto do mundo moderno. Ele e a família são acusados de terem amealhado uma fortuna de entre US$ 15 e 35 bilhões.

Suharto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde 4 de janeiro com falência múltipla dos órgãos. Nas últimas semanas, no entanto, os médicos chegaram a considerar que ele fosse se recuperar.

Ex-ditador Suharto é sepultado em mausoléu na Indonésia. O caixão, com a bandeira do país, foi coberto com pétalas de jasmim e de rosa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir