Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Mau tempo deixa comitiva brasileira presa na Antártida
Comissão formada por treze senadores e deputados viajou a convite da Marinha
Mau tempo deixa comitiva brasileira presa na Antártida

Um grupo de treze parlamentares brasileiros, que foi à Antártida a convite da Marinha, está retido no continente gelado. Os deputados e senadores viajaram para a base brasileira no continente antártico na quinta-feira (24) e deveriam voltar no dia seguinte, mas a chegada de duas frentes frias ao continente impediu a viagem de volta.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), em entrevista por telefone para o G1, afirmou que, diante do clima na Antártida, a permanência da comitiva brasileira - que duraria menos de dois dias - já foi estendida para cinco. Agora, a expectativa é que o clima permita que a volta aconteça nesta segunda-feira (28). "Mas não dá para ter muita expectativa por aqui. Vai depender do tempo", ressalta Casagrande.

Reféns do tempo
Para que os parlamentares voltem ao Brasil é preciso que o tempo permita que um avião pouse no continente antártico e os leve de volta para a cidade de Punta Arenas, no extremo Sul do Chile. Enquanto isso não acontece, eles permancem na base chilena no continente. "Não posso dizer que estamos confortáveis, mas estamos bem. A base chilena tem nos dado todo o apoio", afirmou o senador.

Além do senador Casagrande, relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, a comitiva inclui os seguintes deputados: Maria Helena (PSB); Ricardo Tripoli e Fernando Chucre (PSDB); Wellington Coimbra e Colbert Martins (PMDB); Jorge Maluly e Luciano Pizzato (DEM); Moreira Mendes (PPS); Edmilson Valentin (PC do B); Paulo Teixeira (PT); Fábio Ramalho (PV); e Vinícius Carvalho (PT do B).

Mau tempo deixa comitiva brasileira presa na Antártida. Comissão formada por treze senadores e deputados viajou a convite da Marinha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir