Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Drenagem linfática alivia celulite e inchaço
O verão chegou. E junto com ele vem aquela vontade de tratar a celulite ou reduzir o inchaço das pernas
Drenagem linfática alivia celulite e inchaço
Foto: Getty

O verão chegou. E junto com ele vem aquela vontade de tratar a celulite ou reduzir o inchaço das pernas para deixá-las à mostra. Ainda que não se deva esperar por milagres estéticos em pouco tempo, especialistas garantem que a drenagem linfática pode, sim, modificar o visual.

A técnica dinamarquesa consiste em uma massagem realizada nas partes superiores e inferiores do corpo, com leves movimentos circulares feitos com os dedos. As manobras, que ajudam a varrer as toxinas do corpo, evitam a formação de nódulos, eliminam o líquido retido no organismo - o que reduz o inchaço e oxigena a pele.

"O trabalho da drenagem é em cima dos gânglios linfáticos. É ótimo para aliviar as tensões do dia-a-dia", explica a cosmetóloga Roseli Siqueira, que é proprietária da clínica Roseli Siqueira (0XX11/3085-5688). Em seu estabelecimento, após a drenagem são colocados imãs no corpo do cliente. "Com isso, restabelecemos a harmonia energética do físico."

Com a produção de líquidos, há no organismo um processo natural de drenagem que tira o excesso de volume acumulado entre os tecidos. Este mecanismo é realizado pelo sistema linfático. "Quando ele não funciona bem, o líquido fica retido nos vasos linfáticos", explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Meire Brasil Parada.

A drenagem é indicada justamente nos casos de deficiência no sistema linfático."A pessoa urina mais e diminui as medidas porque o corpo desincha", ressalta a cosmetóloga Roseli. Além de ajudar na circulação, a técnica melhora o processo de cicatrização, defesa e ação antiinflamatória do corpo.

Para aliviar a celulite, Meire recomenda um tratamento completo. "O problema é multi fatorial e, um deles, é o acumulo de líquido. A deficiência na circulação favorece a formação de celulite." A médica ressalta que só a drenagem não é suficiente para solucionar o problema. Para completar o tratamento, recomenda-se fazer exercícios e alimentar-se bem.

No espaço Jaya Spa (0XX11/3848-0726), a drenagem é aliada à filosofia indiana, que trata cada pessoa individualmente. "Avaliamos o biotipo e escolhemos os óleos ideais para o corpo. Com isso, também equilibramos o organismo", explica a diretora do local, Andrea Alves.

Apesar de os especialistas indicarem só a técnica manual, há equipamentos que prometem acelerar o tratamento, como o Tone Dreno. "Ele faz uma drenagem vibratória, o que potencializa a ação da drenagem", diz o diretor da empresa responsável pelo produto, Cristiano Paganin. Para sentir os benefícios da drenagem, inclusive a manual, os profissionais indicam passar, no mínimo, por 12 sessões de uma hora.


Fonte: yahoo news
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir