Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Federal de SC confirma vazamento de lista do vestibular
A rela��o tem 806 p�ginas e traz informa��es sobre o desempenho dos candidatos
Federal de SC confirma vazamento de lista do vestibular

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) confirmou no fim da tarde desta ter�a-feira (29) que um hacker invadiu o sistema do N�cleo de Processamento de Dados (NPD) e teve acesso a uma lista com nome, nota e classifica��o de todos os candidatos no concurso vestibular de 2008.

A institui��o informou que vai acionar sua procuradoria para que a Pol�cia Federal inicie uma investiga��o sobre a invas�o do sistema do NPD. O vice-reitor, Ariovaldo Bolzan, disse que as autoridades ainda n�o tiveram tempo para conferir cada um dos nomes na lista que vazou na internet, mas, aparentemente, as informa��es s�o ver�dicas.

A lista foi divulgada na noite desta segunda-feira no site de relacionamentos Orkut. O documento, publicado por um usu�rio an�nimo na comunidade "Vestibular UFSC 2008", traz a rela��o detalhada �" em ordem alfab�tica �" dos mais de 30 mil candidatos que prestaram o concurso.

Segundo Ariovaldo, a UFSC n�o costuma publicar as informa��es por quest�es �ticas, mas n�o h� nenhum impedimento legal na divulga��o desses dados. Normalmente, a universidade envia correspond�ncia para cada candidato com seu respectivo desempenho. O vice-reitor ressaltou que n�o h� nenhuma possibilidade do concurso ser cancelado ou questionado judicialmente por causa da divulga��o da lista com a classifica��o dos candidatos.

A lista que vazou
O documento que vazou tem o desempenho detalhado de todos os vestibulandos do vestibular 2008. A rela��o � composta de 806 p�ginas e traz o nome completo dos candidatos, o n�mero da inscri��o, a classifica��o geral, as notas em todas as provas, o total de pontos obtidos e diz ainda se ele foi ou n�o aprovado.

O professor Edemir Costa, presidente da Comiss�o Permanente dos Vestibulares (Coperve) da UFSC, disse que as informa��es sobre os candidatos s�o restritas ao menor n�mero poss�vel de pessoas dentro da Coperve. "Em nenhum momento a equipe da divulgou essa lista. Isso eu tenho certeza. O que eu n�o posso afirmar � o que realmente aconteceu. Hackers existem e invadem at� os sistemas de bancos para buscar informa��es sigilosas. � imposs�vel que eles tenham invadido o sistema da USFC? N�o, n�o �", afirmou.

O professor Costa disse que est� na coordena��o do vestibular da UFSC h� oito anos e que nunca aconteceu nada parecido. Ele admite, por�m, que estamos na "era da internet e da inform�tica" e que o site pode ter sido invadido. "N�o posso afirmar nada ainda porque n�o conferi as 806 p�ginas, mas isso pode ter sido motivado por um lado insatisfeito com a implanta��o do sistema de cotas.

Pend�ncias na Justi�a
Segundo o professor, a UFSC est� focada em resolver as a��es judiciais que est�o questionando o sistema de cotas e agora esse problema torna o processo ainda mais desgastante. S�o pelo menos 44 a��es na Justi�a questionando o sistema.

O respons�vel pelo vestibular pede "cautela" aos candidatos. "A gente pede que os vestibulandos esperem porque o processo seletivo est� sendo questionado na Justi�a. Pela universidade o sistema de cotas ser� mantido. Ele foi implantado com consci�ncia, foi discutido durante dois anos com acad�micos e com a comunidade. A UFSC n�o � a primeira e n�o ser� a �ltima a implantar as cotas. Isso tudo virou uma bola de neve e nos deixa tristes. O que eu pe�o � que os candidatos esperem".

Cotas continuam suspensas
Por uma decis�o da Justi�a Federal em primeira inst�ncia, o sistema de cotas da UFSC continua suspenso. A universidade entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 4� Regi�o (TRF4) para tentar derrubar a liminar que determina a suspens�o do sistema de cotas na universidade. O principal argumento da defesa da universidade � a autonomia que as institui��es possuem. Segundo a assessoria de imprensa do TRF4, o recurso ainda n�o entrou no sistema.

No dia 18, o juiz federal Gustavo Dias de Barcellos suspendeu por liminar o sistema de reserva de vagas da UFSC e, de acordo com a decis�o, a matr�cula dos vestibulandos deveria seguir como crit�rio a maior pontua��o, independentemente das vagas reservadas vigentes na institui��o. Candidatos cotistas aprovados temem perder a vaga.

ste � o primeiro processo seletivo da universidade com sistema de cotas. Das 4.095 vagas da UFSC, 20% foram destinadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e m�dio em escolas p�blicas e 10% para negros que estivessem na mesma condi��o. As 819 vagas para alunos de escolas p�blicas foram preenchidas e das 414 vagas destinadas para negros, 323 foram preenchidas. As demais foram remanejadas para a concorr�ncia geral.

A lista de aprovados no vestibular 2008 da UFSC foi divulgada no dia 28 de dezembro. Veja os classificados aqui. A universidade tamb�m divulgou as notas dos candidatos classificados por curso, as notas dos candidatos oriundos de escola p�blica classificados e as notas dos candidatos autodeclarados negros classificados.

Federal de SC confirma vazamento de lista do vestibular. A rela��o tem 806 p�ginas e traz informa��es sobre o desempenho dos candidatos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir