Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-01-2008

Acusados da morte de João Hélio são condenados à pena máxima
Pena é de roubo seguido de morte, com violência, e agravante de crime hediondo
Acusados da morte de João Hélio são condenados à pena máxima
Foto: G1

A oito dias da morte de João Hélio completar um ano, a juiza Marcela Assad Caram, da 1ª Vara Criminal de Cascadura, condenou os quatro maiores de idade suspeitos por latrocínio (roubo seguido de morte) agravado pela forma hedionda, a mais de 30 anos de prisão. Junto com um menor, eles participaram do assalto, que levou o menino, de 6 anos, à morte depois de ter sido arrastado pelo lado de fora do carro por sete quilômetros.

Carlos Eduardo Toledo Lima, 23 anos, foi condenado a 45 anos de prisão anos; Diego Nascimento da Silva, 18, a 44 anos e três meses; Thiago Abreu Matos, 19, pegou pena de 39 anos de prisão; e Carlos Roberto da Silva, 21, condenado a 39 anos.



O processo aguardava para a conclusão da justiça desde o dia 31 de outubro. Até então, o único que já havia sido condenado era o menor que participou da ação. Ele foi condenado a pena máxima: internação. Apesar de a sentença não estabelecer prazo, ele pode ficar até três anos detido.




Menor condenado
Em sua sentença, a juíza Adriana Angeli de Araújo, da 2ª Vara da Infância e da Juventude, com base nos depoimentos das testemunhas e do menor, considerou que ficou provado o envolvimento do adolescente. Ele teria abordado a vítima junto com Carlos Eduardo e Diego, e os três entraram no carro da vítima após o roubo e saíram arrastando o corpo do menino.

"Ele não está mais em isolamento, mas continua internado, sem regime de progressão. Mesmo completando 18 anos, vai continuar internado. Mas a lei prevê que, de tempos em tempos, todo adolescente seja avaliado para ver se ele tem direito a alguma progressão", explicou a juíza.

Como foi o crime
O crime aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2007 quando Rosa Cristina Fernandes voltava para casa com os filhos Aline, de 14 anos, e João Hélio, de 6 anos. Ela parou no sinal de trânsito na Rua João Vicente, em Oswaldo Cruz, no subúrbio do Rio, quando homens armados mandaram que eles saíssem do carro. Aline estava na frente com a mãe.

As duas saíram rapidamente, mas quando Rosa foi tirar o filho, que estava preso ao cinto de segurança no banco de trás, um dos assaltantes bateu a porta e arrancou com o carro. O menino ficou preso pelo lado de fora do veículo e foi arrastado por 7 km, passando pelos bairros de Oswaldo Cruz, Madureira, Campinho e Cascadura.

Segundo testemunhas, moradores gritavam desesperados ao ver a criança sendo arrastada pelas ruas. Os criminosos abandonaram o carro com o menino pendurado do lado de fora na Rua Caiari, em Madureira, e fugiram.

Acusados da morte de João Hélio são condenados à pena máxima. Pena é de roubo seguido de morte, com violência, e agravante de crime hediondo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir