Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-01-2008

BC americano reduz juro para 3% ao ano
Corte foi de 0,5 ponto percentual, e animou os mercados financeiros no fim do preg�o
BC americano reduz juro para 3% ao ano
Foto: Reprodu��o

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) determinou nesta quarta-feira (30) mais uma redu��o, desta vez de 0,5 ponto percentual, na taxa b�sica de juro dos Estados Unidos, que ficou em 3% ao ano. Muitos analistas haviam antecipado essa decis�o, apesar de haver apostas tamb�m por uma redu��o de 0,25 ponto.

Em setembro de 2007, a autoridade monet�ria decidiu baixar a taxa de 5,25% para 4,75%, primeira redu��o em quatro anos. No fim de outubro, definiu outro corte, de 0,25 ponto, e o juro b�sico foi para 4,5%. Em dezembro, nova diminui��o de 0,25 ponto. Em janeiro, de surpresa, o Fed cortou a taxa em outro 0,75 ponto, para 3,5% anuais. E agora, o juro b�sico cai para 3% ao ano.

Segundo comunicado do Fed divulgado junto com a decis�o, "os mercados financeiros continuam sob um estresse consider�vel e o cr�dito se apertou ainda mais para algumas empresas e fam�lias". O BC dos EUA ainda cita que "informa��es recentes indicam um aprofundamento da contra��o no setor de moradias, assim como algum arrefecimento nos mercados de m�o-de-obra".

Contendo a recess�o
Essas a��es foram tomadas na tentativa de conter os danos provocados pelo desaquecimento no setor imobili�rio americano e a pela crise das hipotecas de alto risco. Ao cortar repetidamente o juro, o Fed tenta estimular o consumo e o investimento, impedindo assim que a economia dos EUA pare de crescer.

Apesar disso, nesta quarta-feira os Estados Unidos divulgaram que o Produto Interno Bruto (PIB) do pa�s cresceu 2,2% no ano passado. O resultado, que � pior para o pa�s desde 2002 - quando a economia cresceu 1,6% - foi reflexo da expans�o econ�mica de 0,6% no quarto trimestre do ano.

O principal fator que "segurou" a alta da economia norte-americana foi o mercado imobili�rio, que teve forte retra��o, segundo dados oficiais. Entretanto, o consumo das fam�lias, principal combust�vel da economia do pa�s, cresceu em ritmo mais lento entre outubro e dezembro de 2007.

BC americano reduz juro para 3% ao ano. Corte foi de 0,5 ponto percentual, e animou os mercados financeiros no fim do preg�o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir