Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2008

Páscoa abre mais de 54 mil vagas temporárias no país.
Indústria é responsável por 60% das vagas e o comércio, por 40%.
Páscoa abre mais de 54 mil vagas temporárias no país.

A Páscoa de 2008 deverá abrir 54,6 mil vagas de trabalho temporário em todo o país, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

A facilidade de crédito, a ampliação de pontos de venda e o aumento das ações do Ministério do Trabalho e Emprego no combate à informalidade são alguns dos fatores que contribuem para a expectativa no crescimento do número de vagas, segundo a entidade.

De acordo com a Assettem, o aumento na demanda de mão-de-obra é 11% superior à Páscoa passada. A indústria alimentícia já contratou boa parte dos temporários previstos, absorvendo 60% do total de postos de trabalho. As atividades mais requisitadas são as de auxiliar de produção, de expedição, motorista e entregador.

Já o comércio, será responsável pelos outros 40% dos postos e ainda há vagas para vendedores, demonstradores de produtos, repositores de estoque, embaladores e supervisores de qualidade. A Páscoa representa a terceira melhor data do ano para os lojistas, atrás do Natal e do Dia das Mães, segundo a Asserttem.

A expectativa da entidade também é positiva quanto ao número de vagas que devem se tornar definitivas após o feriado. "Assim como aconteceu depois do último Natal, quando 35% dos temporários foram efetivados, a Páscoa deve representar emprego novo para cerca de 20 mil brasileiros", garante Vander Morales, diretor de Comunicações da Asserttem.

Os homens são os que mais encontram oportunidades nesse tipo de trabalho. Das vagas temporárias, 55% têm sido preenchidas pelo sexo masculino. Entre os estados, São Paulo é o que mais deve contratar na Páscoa: 32% do total. Em seguida vêm Rio de Janeiro (15%), Rio Grande do Sul (11%) e Minas Gerais (8%).

Agências e empresas
A agência de recrutamento Manpower já começou a fase de seleção para as vagas temporárias. São 300 vagas no total para diversas funções, principalmente para o comércio, nas cidades de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Grande parte das vagas está nos cargos de vendedores, lojistas, recepcionistas, estoquistas, promotores de venda, operadores, técnicos, assistentes, auxiliares, analistas de qualidade, entre outras.

As remunerações para as vagas temporárias variam de R$ 450 para promotores de venda a R$ 3 mil para analistas de qualidade.

Todas as vagas oferecidas pela Manpower são formais, ou seja, com carteiras assinada. "É importante para o candidato, que está à procura de vagas nesse período, ficar atento à forma de contratação. Surgem muitas vagas nessa época, mas nem todas fazem a contratação conforme a legislação", alerta Augusto Costa, diretor-geral da empresa no Brasil.

Os interessados nas vagas devem cadastrar o currículo no site www.manpower.com.br. Lá estão disponíveis as ocupações e as unidades que oferecem as oportunidades.

Já a agência Gelre disponibiliza 3,5 mil vagas para promotores de vendas nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Entre as oportunidades estão vagas para a Kraft - que fabrica os ovos da Lacta.

Os pré-requisitos exigidos dos candidatos são ensino médio completo, ser maior de 18 anos e ter experiência em promoção de vendas no varejo. O início do trabalho está previsto para dia 13 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Gelre (www.gelre.com.br).

Kraft
A Kraft já contratou cerca de 1,1 mil funcionários temporários para a linha de produção na fábrica de Curitiba. Além dessas, serão oferecidas cerca de 5,2 mil vagas para promotores de vendas em todo o país. Deste total, cerca de 40% das vagas ficam em São Paulo e as demais divididas nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, Nordeste, e estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para concorrer à vaga de promotor de vendas da Lacta, o candidato deve ter experiência de 1 a 3 anos em merchandising, 2º grau completo e ter habilidade em lidar com o público.

Para trabalhar na Kraft o candidato também pode procurar a agência Eventual, localizada na Praça Dom José Gaspar, 134, 15° andar, Centro de São Paulo. O telefone é (11) 3255-4277.

Kopenhagen
A Kopenhagen está com 450 vagas temporárias abertas para sua fábrica em Tamboré, em Barueri, na Grande São Paulo. Além disso, as lojas próprias localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo também devem gerar mais de 50 oportunidades de trabalho a partir de fevereiro.

A seleção para a fábrica já foi iniciada. As contratações irão até fevereiro e são para o cargo de auxiliar de produção. Os interessados devem entrar no site da Kopenhagen (www.kopenhagen.com.br), clicar no link Trabalhe Conosco e cadastrar seus dados pessoais, formação escolar e experiência profissional.

A Kopenhagen busca colaboradores com segundo grau completo, experiência na área alimentícia, cosmética, química ou farmacêutica e que tenham conhecimento de GMP (boas práticas de fabricação). O contrato para os temporários inclui vale-transporte e refeição no local e vai até março.

Os selecionados poderão trabalhar em um dos três turnos oferecidos: de segunda a sábado (sábados alternados), das 6h às 14h17, das 14h17 às 22h34 e das 21h43 às 6h. A maior concentração de vagas é no horário da manhã.

Já para as lojas próprias, as contratações se iniciarão na primeira quinzena de fevereiro e os contratos encerram-se também logo após a Páscoa. Os interessados devem também se cadastrar no site da Kopenhagen e aguardar o contato do departamento de recursos humanos.

A expectativa da empresa para 2008 é abrir mais 28 novas franquias, o que significa abertura de novas oportunidades de emprego.

Cacau Show
A fábrica de chocolates Cacau Show, localizada em Itapevi (SP) e com lojas em várias cidades do país, também está com várias vagas abertas que exigem ensino médio e superior. Os interessados devem entrar no site da empresa (www.cacaushow.com.br) e, no link Fale Conosco, cadastrar o currículo.

Entre as vagas, estão auxiliar de expedição, auxiliar de produção, analista de RH, supervisor de campo e analista de qualidade.

Nestlé
A MS Group, agência de recrutamento localizada em São Paulo, está fazendo a seleção de candidatos para a Nestlé. Só na capital paulista foram abertas 1.470 vagas para o comércio. Os interessados devem ligar para o telefone (11) 3133-8400 ou mandar e-mail para [email protected]. As vagas são para vendedores em supermercados, estações de metrô e grandes empresas em São Paulo.

Para vagas nas regiões do Norte, Nordeste, Rio de Janeiro e Sul do país, a empresa recomenda aos interessados cadastrarem os currículos no site da Nestlé (www.nestle.com.br) ou mandá-los para o endereço: Nestlé Brasil Ltda., a/c Recrutamento e Seleção, Av. das Nações Unidas, 12.495, CEP 04578-902, São Paulo - SP. O número de vagas abertas para essas regiões não foi informado.

Garoto
Já a empresa de recrutamento 2M Promoções seleciona candidatos para a empresa Garoto para vagas no interior de São Paulo e capital paulista. As oportunidades são para vendedores e expositores de ovos de chocolate nos supermercados.

Os interessados podem cadastrar o currículo no site www.2mpromocoes.com.br. O telefone de informações é (11) 6161-6659.

A agência mantém convênio ainda com várias agências no interior de São Paulo. A Garoto abriu para esta Páscoa mais de 1,5 mil vagas no estado.

Páscoa abre mais de 54 mil vagas temporárias no país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir