Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-02-2008

SC: chuva aumenta e desabrigados já passam de 600
O último boletim divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina mostra que o número de desabrigados
SC: chuva aumenta e desabrigados já passam de 600

O último boletim divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina mostra que o número de desabrigados no Estado já chegou a 600 pessoas. Mais de 4200 precisaram ser desalojadas e existe o registro de um desaparecimento.

As chuvas se intensificaram muito na noite desta quinta-feira e madtugada de hoje, atingindo praticamento todo o estado. A área da costa é a mais afetada e a subida da maré a partir das 20 horas agravou a situação das comunidades que vivem próximas a rios.

Segundo o levantamento divulgado pelo Governo de Santa Catarina às 07h15, 11 municípios do Estado acabaram decretando emergência e outros dois precisaram decretar estado de calamidade pública: Navegantes, no litoral norte, e Santo Amaro da Imperatriz, na região metropolitana de Florianópolis.

As rodovias do estado estão praticamente paradas devido a pancadas de chuva: a BR 101 apresenta interdições nos km 286, altura de Paulo Lopes, e km 99,próximo ao munício de Piçarras, no litoral norte. A BR 282 está totalmente interditada na região da Grande Florianópolis devido à queda de barreiras nos kms 21 e 22.

Segundo a Defesa Civil, 24 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva. Um homem acabou sendo levado pela correnteza na cidade de Biguaçu, na região metropolitana e está sendo procurado por equipes de resgate dos Bombeiros.

A capital, Florianópolis, decretou emergência após as chuvas ocorridas no período da noite. A área do bairro Santa Mônica, na região central, é uma das mais afetadas. O prefeito Dário Berger se reuniu com o governador Luiz Henrique da Silveira e representantes das cidades atingidas e ficou definido que eles irão pedir ajuda ao Governo Federal.

O Centro de Informações e Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) informou que desde 1980 não era registrado volume tão grande de chuvas. Na capital choveu apenas nas últimas 30 horas cerca de 150 mm, quando a média mensal é de 152 mm.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir