Categoria Educação  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Confira dicas de preparação para o concurso da Petrobras
Concurso é para candidatos com formação em cursos técnicos específicos.
Confira dicas de preparação para o concurso da Petrobras

Os interessados em tentar uma vaga na Petrobras têm apenas um mês e meio para se preparar para as provas objetivas do concurso que a estatal lançou no último dia 25 e que serão aplicadas em 9 de março. As provas incluem conhecimentos básicos (português e matemática) e específicos (principalmente com disciplinas de química e física).

Com o concurso público, a Petrobras selecionará candidatos para dois cargos de nível médio: técnico de operação júnior (936 vagas) e técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (53 vagas).

As 989 vagas abrangem 13 estados e são para admissão imediata. Só podem se inscrever candidatos com formação nos cursos técnicos especificados no regulamento do concurso.

Segundo o coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos, Carlos Alberto De Lucca, apesar de a prova de conhecimentos específicos ter 70 das 120 questões, a de conhecimentos básicos não pode ser desprezada. A parte de conhecimento específico engloba temas da área de formação dos candidatos. A de conhecimentos básicos envolve português e matemática.

"A parte específica tem um volume maior de matérias e por isso deve ganhar atenção especial do candidato. Mas as disciplinas de português e matemática são quase metade da prova e por isso também devem ser estudadas".

Para ele, o candidato deve intercalar os estudos dando dois dias para os conhecimentos específicos e um dia para os básicos.

  • Certo ou errado
    De Lucca alerta que a prova do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é com questões de certo e errado e não de múltipla escolha, e ao assinalar uma alternativa erroneamente o candidato anula uma certa. "Por isso, não dá para chutar. Se não souber, é melhor deixar em branco", salienta.

    O coordenador recomenda aos candidatos se prepararem para o concurso usando livros que tragam resumos das matérias previstas no edital" no caso, de português, matemática, física e química.

    "São os chamados volumes únicos, em que cada livro traz uma visão ampla e resumida de cada uma das matérias, e várias editoras tradicionais trabalham com essas publicações".

  • Física
    O professor de física do curso preparatório Obcursos Edson Luiz de Brito Leite Ribeiro diz que a prova de conhecimentos específicos, por ser bastante técnica, irá cobrar aplicação prática de conhecimentos de física.

    "É basicamente uma prova que vai exigir conhecimentos menos gerais e teóricos e mais práticos e específicos dos candidatos porque os aprovados vão trabalhar com isso", diz.

    Para ele, os candidatos terão de aplicar seus conhecimentos na compreensão e funcionamento de equipamentos com os quais vão trabalhar.

    "As questões devem criar situações concretas envolvendo o funcionamento de uma máquina e irão exigir do candidato que explique os conceitos da física no contexto desses equipamentos, ou seja, como as leis da física serão aplicadas ao funcionamento deles".

    Ribeiro acha importante que o candidato estude os processos de transformação de energia. Outro ponto importante são as conversões de unidades de medida.
    "Mas o principal é que os pontos da física presentes no edital são todos muito direcionados para o processo de compreensão das máquinas."

    Ribeiro considera que os livros de escolas técnicas e de nível médio com a disciplina de física são suficientes para a preparação.

  • Português
    Para Marcelo Polachini, professor de química do Sistema COC de Ensino, a intimidade com a língua portuguesa é essencial.

    "O candidato tem que saber relacionar as informações dadas nos enunciados e conseguir processar e executar diversos temas exigidos pela questão, por isso uma leitura atenta e minuciosa é fundamental."

    Ele salienta que nem sempre todos os dados fornecidos nas questões são necessários para a resolução do problema. Por isso, o candidato deve ter bom senso na hora da prova.

    "As questões do Cespe/UnB costumam envolver vários conceitos numa mesma questão. Isso ocorre para privilegiar aquele candidato mais atento com as relações existentes entre os diversos conteúdos. É importante ressaltar que sempre existe contextualização dos conteúdos programáticos com a realidade do nosso dia-a-dia."

    Segundo ele, o modelo do concurso da Petrobras é o mesmo do vestibular da UnB. Por isso, resolver algumas provas aplicadas para ingresso na universidade pode ajudar muito.

  • Química
    O professor destaca pontos de química que certamente irão cair nas questões do concurso para os dois cargos. Entre eles estão conceitos de mol e estequiometria.

    Segundo ele, o cálculo estequiométrico é utilizado em várias atividades, como indústria, para saber quanto de matéria-prima (reagentes) deve ser usada para determinada quantidade de produtos, ou pelo médico, que calcula quanto de determinada substância deve ministrar para cada paciente, entre outras.

    "O candidato deve estar atento às unidades fornecidas. Por exemplo, muitas vezes é dado um volume em litros, mas é solicitado um volume em mililitros, e a balancear corretamente as equações químicas envolvidas", alerta.

    Outros temas são funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos), dispersões (misturas homogêneas, heterogêneas e dispersões coloidais e operações com as soluções), equilíbrios químicos (condições em que eles se estabelecem e os fatores que o deslocam - princípio de Lê Chatelier), e reações de polimerização, tomando o cuidado de relembrar os polímeros mais importantes (nylon-66, PVC, polietileno, poliestireno, poliésteres e poliamidas em geral).

    Segundo o professor, para o cargo de técnico de operação júnior, na parte de termoquímica, o candidato deve dar ênfase ao cálculo do "delta H".

    "Percebe-se a importância desse assunto quando lembramos que grande parte da energia utilizada na sociedade moderna vem da combustão dos hidrocarbonetos (gasolina, querosene, óleo diesel, etc.) presentes no petróleo e dos demais combustíveis fósseis".

    Para o cargo de técnico de inspeção de equipamentos e instalação júnior, ele diz que, na parte de eletroquímica, o candidato deve dar ênfase às pilhas e à eletrólise, pois na área petroquímica, é essencial conhecer os estragos causados pelo O2 e H2O.

    "Poucos são os metais que resistem ao poder oxidante dos dois. O ferro é um dos que mais sofrem. Exposto à ação deles, enferruja (oxida), provocando estragos em edifícios, automóveis, navios, plataforma petrolífera, etc. Isso gera, só no Brasil, um prejuízo de alguns bilhões de dólares anuais."

  • Exames médicos e psicológicos
    Aprovado na prova objetiva, o candidato passará para a etapa bio-psico-social do concurso, que tem o objetivo, segundo a Petrobras, de verificar as condições físicas, psicológicas e sociofuncionais.


    A etapa é eliminatória e tem três fases: exames médicos, avaliação psicológica e levantamento sociofuncional.

    No exame médico, os candidatos serão submetidos a exame clínico geral e a exames especializados, entre eles das áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, odontologia e exames complementares.

    No exame clínico geral, serão avaliados relação peso-altura, freqüência cardíaca, pressão arterial, inspeção geral, exames dos sistemas neurológico, músculo-esquelético, cardiorrespiratório, digestivo e genito-urinário. De acordo com a Petrobrás, se necessário, o candidato poderá ser reexaminado ou submetido a avaliações clínicas especializadas.

    A avaliação psicológica tem o objetivo de identificar os aspectos psicológicos do candidato, pois considera a possibilidade de os aprovados exercerem atividades em condições periculosas, insalubres e em confinamento.

    Serão considerados na avaliação psicológica o potencial intelectual, atenção e concentração, características de personalidade, competências e demais aspectos relacionados ao desempenho das funções às condições de trabalho. Os candidatos passarão por testes, entrevista psicológica e dinâmica de grupo.

    Confira dicas de preparação para o concurso da Petrobras

    Concurso é para candidatos com formação em cursos técnicos específicos.

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir