Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Ronaldinho volta, e Barça se classifica
Craque fica no banco pela primeira vez no Camp Nou e ajuda time a eliminar Villarreal
Ronaldinho volta, e Barça se classifica
Foto: Agência

Depois de mais de um mês sem jogar, Ronaldinho Gaúcho voltou a vestir a camisa do Barcelona nesta quinta-feira. Apesar de ter começado no banco de reservas (pela primeira vez num jogo no Camp Nou), o brasileiro entrou na segunda etapa correndo muito e ajudou o Barça a bater o Villarreal por 1 a 0, gol de Henry. O resultado pôs os catalães nas semifinais da Copa do Rei da Espanha.

A última vez que Ronaldinho tinha jogado foi em 23 de dezembro, na derrota do Barça para o Real Madrid por 1 a 0, no Camp Nou, pelo Espanhol. De lá para cá, o brasileiro lutou para se recuperar de uma tendinite no joelho esquerdo.

Ronaldinho entra e, logo em seguida, Messi perde pênalti
Gaúcho pisou o gramado aos 29 minutos do segundo tempo e curiosamente trouxe, de cara, azar. No primeiro lance com o dentuço em campo, Messi, que era o melhor do jogo até então, desperdiçou um pênalti. No entanto, àquela altura, o Barça já vencia por 1 a 0 (o jogo de ida havia sido 0 a 0) e jogava com um homem a mais.

Os destaques maiores do Barcelona na partida foram Messi e Henry. Os dois craques formaram o trio ofensivo ao lado do garoto Bojan. Messi enlouqueceu a defesa do Villarreal, principalmente no primeiro tempo, e causou a expulsão de Cygan (falta violenta). Com isso, o Villarreal jogou com dez todo o segundo tempo.

Quanto a Henry, foi dele o gol do jogo, pouco antes da expulsão de Cygan. O atacante francês testou com estilo um cruzamento de Deco em cobrança de falta para mandar para a rede.

Com um a menos, Villarreal não oferece perigo
Na segunda etapa, o Barça se valeu do fato de ter um jogador a mais e diminuiu um pouco o ritmo. Ainda assim, seguiu dominando amplamente o Villarreal e desperdiçou algumas chances de fazer o segundo gol. Henry por duas vezes entrou impedido e anulou ataques do Barça.

Aos 29 minutos, Bojan entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Diego López. Pênalti muito duvidoso, já que López pareceu ter atingido primeiro a bola. Com o Camp Nou em êxtase, o garoto saiu de campo, para a entrada de Ronaldinho. Messi se encarregou da cobrança mas desperdiçou: o goleiro defendeu.

Chegou a haver um princípio de apreensão entre os torcedores no Camp Nou, já que um gol do Villarreal classificava a equipe e eliminava o Barça. No entanto, a equipe azul-grená não deu sopa para o azar e garantiu sua vaga nas semifinais.

Confira os confrontos das quartas-de-final da Copa do Rei (classificados em negrito):

Quarta-feira
Atlético de Madrid 3 x 2 Valencia (ida: 0 x 1 - Valencia classificado pelos gols fora)
Mallorca 2 x 1 Getafe (ida: 0 x 1 - Getafe classificado pelo gol fora)

Quinta-feira
Athletic Bilbao 3 x 3 Racing Santander (ida: 0 x 2)
Barcelona 1 x 0 Villarreal (ida: 0 x 0)

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir