Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Torcedores da Gaviões lotam arquibancada do Anhembi
Por volta das 21h, carro abre-alas ainda estava incompleto
Torcedores da Gaviões lotam arquibancada do Anhembi
Foto: Reprodução/TV Globo

Os portões do Anhembi foram abertos às 19h20 desta sexta-feira (1º) e já havia fila. No entorno do sambódromo paulistano a maioria dos torcedores era da Gaviões da Fiel, a escola que abre o primeiro dia dos desfiles.

Na concentração, enquanto o Afoxé Iyá Ominibu varria a avenida, os integrantes da Gaviões da Fiel preparavam os últimos detalhes para o desfile. Os destaques já estavam subindo nos carros por volta das 21h, mas o abre-alas ainda estava incompleto. O símbolo do Corinthians, parte da marca da escola, ainda não havia sido preso aos pés do gavião dourado do carro.

A torcida corintiana já enchia parte da arquibancada no horário e levou faixas de apoio à escola que este ano volta ao grupo especial. Também foram distribuídas bandeiras e bolas.

Maratona de desfiles
Além da Gaviões, outras seis escolas (Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Tom Maior, Rosas de Ouro e Nenê de Vila Matilde) entram na avenida na madrugada deste sábado.

No sábado (2) será a vez de Camisa Verde e Branco, Mancha Verde, X-9 Paulistana, Pérola Negra, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde se apresentarem, nessa ordem, para o público.

A apuração está prevista para a terça-feira (5). No dia 8 acontece o tradicional desfile das campeãs.

O carnaval de São Paulo deste ano será disputado com mudanças nas regras para escolha dos jurados, redução no número de quesitos avaliados e com escolas de torcida de futebol (Mancha Verde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians) juntas no grupo de elite pela primeira vez.

A Mocidade Alegre vai tentar o bicampeonato com o enredo "Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de bom!". No carnaval de 2007, a escola faturou o título com o enredo "Ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso dessa Gente!!!".

Unidos de Vila Maria, vice-campeã em 2007, aposta na imigração japonesa para faturar o título deste ano. A escola vai apresentar o enredo "Irashai-Mase, milênios de cultura e sabedoria no centenário da imigração japonesa".

Regras
O carnaval de São Paulo teve mudanças nas regra para este ano. A principal é que os três jurados de cada quesito serão sorteados minutos antes da festa, entre cinco pré-convocados. Antes, os três jurados eram escolhidos na manhã dos desfiles. A Liga das Escolas de Samba também reduziu de dez para nove os quesitos a serem avaliados nos desfiles no Anhembi. Com a mudança, letra e melodia dos sambas, antes julgados separadamente, serão avaliados em um quesito único, de "samba enredo".

Torcedores da Gaviões lotam arquibancada do Anhembi. Por volta das 21h, carro abre-alas ainda estava incompleto. Torcida corintiana levou bandeiras e balões para avenida.

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir