Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Morte de benfeitor deixa cerca de 400 cães órfãos no RS
Pedro Borba se dedicou por 25 anos a recolher e cuidar de cachorros
Morte de benfeitor deixa cerca de 400 cães órfãos no RS
Foto: Cynthia Vanzella/Agência RBS

Cerca de 400 cães estão órfãos desde o domingo (27), quando seu benfeitor, Pedro Borba, de 69 anos, sofreu um infarto e faleceu. Seu Pedro, como era conhecido pelos amigos, se dedicava há 25 anos à causa de cães abandonados. Ele foi presidente da Associação Pró-Direito dos Animais (Aprocan) e atualmente cuidava sozinho dos cachorros que encontrava nas ruas da região metropolitana do Rio Grande do Sul.

Há quatro anos, com a ajuda dos amigos mais próximos, Seu Pedro criou a ONG Onda" Organização Nacional de Defesa Animal. Por meio da entidade, os animais recebiam doações de alimentos e quantias em dinheiro, que ajudavam seu Pedro com o sustento, medicamentos e eventuais cirurgias por que precisavam passar os cachorros.

Hoje, com a morte repentina do benfeitor, além dos amigos que contribuíam com doações, um grupo de cinco voluntários busca alternativas para manter o projeto vivo. "Não sabemos como será a rotina porque cada um de nós tem seu emprego. O que já decidimos é que vamos nos esforçar para manter os cachorros que já temos, mas não vamos conseguir recolher mais, como fazia Seu Pedro", conta Karen Scheid, uma das voluntárias que pretende dar continuidade à obra do amigo.

"Apesar de não termos tanta disponibilidade, não vamos abandonar os cães, até pelo grande respeito que temos pelo trabalho de Seu Pedro. Ele vivia para isso. Era um dos mais antigos voluntários da causa aqui no Rio Grande do Sul e trabalhava sozinho pelo projeto no qual acreditava", completa Karen.

Morte de benfeitor deixa cerca de 400 cães órfãos no RS. Pedro Borba se dedicou por 25 anos a recolher e cuidar de cachorros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir