Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2008

No Oeste, mas contra o caubói
Em diferentes graus, as pesquisas atestam a ascensão do senador Barack Obama.
No Oeste, mas contra o caubói
Foto: www.g1.com.br

Em diferentes graus, as pesquisas atestam a ascensão do senador Barack Obama. O bom momento do candidato não é suficiente, ainda, para quebrar a hegemonia da colega e adversária Hillary Clinton que, além de permanecer na dianteira nas preferências, não perdeu apelo entre a bases tradicional do partido.Em um comício nesta sexta-feira em San Jose, na Califórnia, a ex-primeira-dama se mostrou no "controle". Não atacou a "concorrência interna"; preferiu concentrar munição nos rivais republicanos e fortalecer laços com seu eleitorado.

O que é um comício de Hillary às vésperas da superterça? Uma fila de cinco quarteirões encorpada por mulheres, clima de piquenique, música de mariachis, muito "Sí, se puede", um apelo de militante: "mulheres da Califórnia, ela esta contando com vocês"" quando ela finalmente sobe ao palanque, são cinco minutos de aplausos, sem interrupção.

"Essas pessoas cuidam de nossas mães, servem o café-da-manhã dos nossos filhos, vamos tratá-las como querem os republicanos?", pergunta a senadora a uma platéia formada, na maioria, por donas-de-casa e trabalhadoras de origem asiática e hispânica.

É a elas que se dirige quando denuncia como "imorais" os juros cobrados para financiar uma ida à universidade. "Conheci pessoas que refinanciaram seus imóveis para pagar a facudade dos filhos. Para elas, o sonho americano acabou. Elas renunciaram para que seus filhos vivessem o sonho americano."

Com o microfone na mão, a Hillary pós-debate mira menos em Obama. Prefere bater na nota do diálogo, da conciliação, e marcar contraste com os rivais do outro partido. Nesta linha, reafirma a intenção de sair do Iraque e fala em negociar com o Irã e a Síria para garantir a estabilidade da região. "A era da política externa do caubói vai acabar", encerra.

Por Maria Cleidejane, da TV Globo, em San Jose, e David Butter, do G1, em Nova York

No Oeste, mas contra o caubói

Em diferentes graus, as pesquisas atestam a ascensão do senador Barack Obama.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir