Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Pegadinhas no Orkut e configuração de firewall
Pegadinhas no Orkut Recebi esta mensagem de um amigo no Orkut, porém não entendi o que tinha neste profile.
Pegadinhas no Orkut e configuração de firewall
Foto: www.g1.com.br

Olá, leitores!

Sexta-feira, o carnaval está chegando! E no blog temos mais um pacotão de dúvidas.

Pegadinhas no Orkut
"Recebi esta mensagem de um amigo no Orkut, porém não entendi o que tinha neste profile. Você pode me ajudar?
http:/www.orkv1.com/Profile.aspx.uid=8886672237763352017″
Eduardo Costa

Eduardo, repare no endereço do perfil. Onde deveria estar escrito "orkut.com" está escrito "orkv1.com". Com toda certeza esse link está relacionado a um vírus ou a uma tentativa de roubar sua senha do Orkut - e, conseqüentemente, do Google. São fatos assim que me fazem sempre repetir: Nunca clique em links enviados por quem você não conhece. E desconfie dos links enviados por quem você conhece. Sempre fale antes com a pessoa, confirme se foi ela mesmo quem enviou o endereço.

Se você clicou no link que seu amigo mandou e informou seu usuário e senha, é hora de resolver o problema. Vá agora no site do google usando este link, acesse com seu usuário e senha e depois clique em alterar senha, na parte esquerda da tela, como mostra a imagem.

Aliás, o tema Orkut, segurança, privacidade e vírus já foram assunto aqui no blog:
· Spam no Orkut
· Elimine o "vírus do Orkut" (este último é importante para quando você, sem querer, clica em um desses links que, na verdade, são vírus. Ajuda a descobrir como remover o vírus.)

Firewall
"Olá. Gostaria de saber qual tipo de firewal mais utilizado no momento, e que posso usar no meu computador? Estava utilizando o Zone Alarms, mas não sei trabalhar nele direito. Ele é o melhor ou existe outra opção? Desde já, agradeço."
Jeudson

Olá, Jeudson. O assunto firewall foi tratado aqui no blog há algum tempo. É uma leitura esclarecedora para quem não conhece o assunto.

Com relação ao Zone Alarm, durante a instalação dele são feitas diversas perguntas que traçam o seu perfil, já carregando por padrão configurações que visam o máximo da segurança baseado no seu conhecimento de computadores e experiência com vírus e spywares.

Se você instalou o Zone Alarm, tem a licença dele e usa suas configurações padrões de instalação, pode ficar tranqüilo que estará mais seguro. Mas saiba que ele, sozinho, não é suficiente. É sempre importante ter também um antivírus atualizado na máquina.

Quem tem um PC mais antigo ou com recursos de hardware mais limitados, pode usar o firewall nativo do Windows XP que acompanha o service pack 2. Ele é funcional e garante um bom nível de proteção e segurança.

Usuário de Speedy
"Olá. Quando clico no ícone do Speedy, para depois entrar na internet, e quando estou já usando, o link fica aparecendo toda hora, você fecha e ele aparece, minimiza e ele aparece. O que pode ser?"
Marcos

Olá, Marcos. Certamente existe alguma configuração errada no seu programa de autenticação do Speedy. A melhor solução é entrar em contato com o suporte da Telefônica e pedir instruções. Na verdade eu estou respondendo sua dúvida sem oferecer uma solução para poder dizer aqui no blog que é importante sempre entrarmos em contato com nossos prestadores de serviço quando ocorrerem problemas que atrapalham nosso dia-a-dia. Pode ser que você tenha feito algo errado, e atrapalhou sua autenticação com os sistemas do Speedy. Quando tiver a resposta deles, conte aqui no blog. Depois eu a trarei para um outro pacotão de dúvidas. Combinado?

Bom, estou já pegando minha fantasia e saindo para o carnaval. Vamos lá? Antes, se você quiser deixar um comentário com criticas, sugestões, elogios ou dúvidas, sinta-se à vontade. Os comentários estão abertos.

Pegadinhas no Orkut e configuração de firewall

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir