WASHINGTON/SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google Inc. domina de tal forma o mercado de buscas e publicidade na Internet.
WASHINGTON/SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google Inc. domina de tal forma o mercado de buscas e publicidade na Internet que dificilmente as autoridades v�o considerar que a absor��o do Yahoo pela Microsoft Corp. viola as leis antitruste, disseram dois especialistas na sexta-feira.
A Microsoft, maior fabricante mundial de softwares, enviou na noite de quinta-feira uma carta ao conselho do Yahoo oferecendo 44,6 bilh�es de d�lares pela empresa. Na sexta, o Yahoo disse que o conselho vai avaliar a oferta.
Evan Stewart, da consultoria Zuckerman, Spaeder LLP, disse que essa aquisi��o deve ser aprovada pelas autoridades porque existe um grande concorrente, o Google, porque o setor de tecnologia da informa��o muda rapidamente e porque h� relativamente poucas barreiras para a entrada de novas empresas no mercado.
"No fim das contas, � dif�cil ver como eles podem rejeitar isso", disse Stewart.
As autoridades de prote��o da concorr�ncia nos EUA e na Europa costumam ser duras com fus�es que reduzam de tr�s para dois o n�mero de grandes empresas num determinado setor, pois uma menor concorr�ncia pode levar a pre�os mais altos para o consumidor.
Em 2001, a empresa HJ Heinz desistiu de adquirir a Beech-Nut porque as autoridades eram contra a fus�o entre o segundo e o terceiro maior fabricante de alimentos para beb�s.
J� a cria��o de um concorrente mais forte para o Google parece seduzir as autoridades do setor.
Segundo a empresa de auditoria comScore, o Google tem 77 por cento de participa��o no mercado global de buscas pela Internet. O Yahoo � o segundo, com 16 por cento, e a Microsoft ocupa um distante terceiro lugar, com 3,7 por cento.
"O que se quer � mais do que um s� 'player' dominante", disse Edward Henneberry, co-presidente da Heller Ehrman LLP, consultoria europ�ia para quest�es de concorr�ncia.
Em San Francisco, Thomas Barnett, secret�rio-assistente de Justi�a dos EUA para quest�es antitruste, disse apenas estar "ciente" da poss�vel aquisi��o.
O senador democrata Herb Kohl disse que uma subcomiss�o antitruste presidida por ele vai realizar audi�ncias sobre o tema caso o Yahoo aceite a proposta.
"Vamos precisar escrutinar o acordo cuidadosamente para garantir que n�o vai causar mal nenhum � competitividade do que tem sido um vibrante mercado da alta tecnologia, ou impactar negativamente os direitos de privacidade dos usu�rios da Internet", disse Kohl em nota.
Mas Hennenberry disse que as ag�ncias reguladoras dos EUA e da Europa devem deixar de lado as preocupa��es manifestadas por defensores do direito � privacidade. "As quest�es de privacidade n�o s�o realmente quest�es de concorr�ncia", afirmou.
Crescimento do Google ajuda Microsoft em lei antitruste
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