Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Carnaval do Rio se tornou
A data prematura do Carnaval brasileiro neste ano, que se transformou em um espet�culo
Carnaval do Rio se tornou
Foto: www.uol.com.br

A data prematura do Carnaval brasileiro neste ano, que se transformou em um "espet�culo comercial", pode prejudicar a economia do Rio de Janeiro, informa a edi��o deste s�bado do jornal americano "Wall Street Journal".

O jornal comenta que, em 2008, o Carnaval acontece mais cedo que em anos anteriores. Isso porque as festividades s�o marcadas para 50 dias antes do domingo de P�scoa, que est� agendada para o dia 23 de mar�o.

Segundo o jornal, desde 1913 a P�scoa n�o � celebrada t�o cedo no calend�rio e sua data acabou antecipando tamb�m as festividades carnavalescas.

A publica��o cita uma campanha, liderada por Hiram Araujo, diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, para fixar uma data para o Carnaval.

Para Araujo, as festividades deveriam come�ar todo o primeiro domingo do m�s de mar�o. A id�ia, segundo o jornal, conta com o apoio da associa��o dos hot�is e das ag�ncias de viagens.

Segundo Araujo, a data antecipada do Carnaval deste ano pode trazer um final prematuro para a temporada de ver�o dos turistas e causar um "desastre econ�mico" para a cidade.

"A id�ia � que, em um Carnaval prematuro, os turistas n�o tiveram muito tempo para se recompor financeiramente dos gastos do Natal e do Ano Novo", diz o "Wall Street Journal".

A proposta, no entanto, n�o agradou a Igreja Cat�lica do pa�s, comenta o jornal. "Fixar a data do carnaval para mar�o significaria que as drag queens e os foli�es iriam festejar nas ruas do Rio durante o per�odo da Quaresma", esclarece a publica��o.

Espet�culo comercial
De acordo com o "Wall Street Journal", a campanha para estabelecer uma data fixa para o Carnaval no Brasil reflete a transforma��o das caracter�sticas da festa, que passou de uma "festa de rua an�rquica para um grande espet�culo comercial".

Para esclarecer a vertente comercial do Carnaval brasileiro, o jornal cita dados da secretaria de Turismo do Rio, que estima que 700 mil espectadores dever�o participar das festividades deste ano e ir�o gastar cerca de U$510 milh�es (R$892 milh�es) na cidade.

Al�m disso, o "Wall Street" ressalta ainda os gastos do governo carioca para construir a Cidade do Samba, em 2005, e os cursos de "administra��o carnavalesca", oferecidos por algumas universidades no Brasil.

De acordo com o jornal, apesar do lucro somado durante as festividades, economistas do governo continuam procurando outras formas de impulsionar os lucros do Carnaval.

"O Carnaval hoje em dia � uma ci�ncia. N�o se trata mais de uma festa", diz Araujo ao jornal.

Carnaval do Rio se tornou 'espet�culo comercial', diz jornal

Fonte: www.uol.com.br
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir