Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Tumulto em estação na China
Policiais fazem cordão de isolamento para tentar conter multidão na estação de trem em Guangzhou, no sul da China
Tumulto em estação na China
Foto: Reuters

CHENZHOU, China (Reuters) - Um homem morreu pisoteado na estação de trem de Guangzhou quando passageiros tentaram forçar o embarque nos trens após dias de cancelamentos por conta do frio e da neve no país, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

As autoridades orientaram a população a não utilizarem as estações ferroviárias, diante da lenta recuperação dos serviços e da restrição do número de trens, já que parte das composições foi direcionada a entregar suprimentos de emergência em areas atingidas pelo pior inverno no país dos últimos 50 anos.

O incidente na estação de Guangzhou, cercada por 260 mil pessoas, matou um migrante que esperava chegar em casa para comemorar o feriado mais importante do ano no calendário chinês --o Ano Novo Lunar.

Foi a primeira morte por pisoteamento registrada em decorrência da crise climática na China, que contabiliza mais de 60 mortos, principalmente em acidentes rodoviários.

Especialistas estimam que o inverno pode continuar após o Ano Novo chinês, que será celebrado em meados da próxima semana, e afirmaram que o frio e as tempestades incomuns em algumas áreas do país eram o pior desastre natural da China em décadas.

Equipes de emergência ainda trabalhavam para restaurar a energia em algumas partes do sul chinês, sem eletricidade há uma semana.

A China mobilizou mais de 300 mil soldados e aproximadamente 1,1 milhão de reservistas do Exército para coordenar o tráfego e garantir os suprimentos de energia, segundo a Xinhua.

Homem morre pisoteado em invasão de estação de trem na China.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir