Categoria Social  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Farc anunciam libertação de mais três reféns
Governo da Colômbia diz que irá cooperar com a guerrilha para garantir libertação
Farc anunciam libertação de mais três reféns
Foto: www.g1.com.br

O ministro da Justiça colombiano, Carlos Holguin, afirmou que o governo irá cooperar com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para garantir a libertação de mais três reféns.
A declaração foi feita depois que as Farc anunciaram a libertação dos ex-congressistas colombianos Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez e Orlando Beltrán, seqüestrados em 2001.

No comunicado transmitido pela televisão colombiana e assinado pelo Secretariado do Estado-Maior Central das Farc, a guerrilha declarou que a entrega seria feita na Colômbia e pediu a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e da senadora colombiana Piedad Córdoba, ou de seus representantes.
Ao declarar a cooperação da Colômbia no processo, Holguin afirmou que a libertação dos reféns é mais importante que a atual crise diplomática entre Bogotá e Caracas.

Detalhes

Segunda as Farc, a libertação, ainda sem data definida, iria acontecer por razões de saúde e como um gesto de reconhecimento aos esforços de Chávez e Córdoba.

O grupo não declarou se a Cruz Vermelha irá participar da entrega dos reféns.

Segundo o comunicado, "para garantir o sucesso desta gestão e para prevenir os riscos envolvidos", o grupo irá organizar os processos necessários com antecedência e informam que trabalharão "sem pressa nem descanso".

Libertação

No dia 10 de janeiro, as Farc libertaram a ex-candidata à vice-presidência do país Clara Rojas e a ex-congressista Consuelo González Perdomo.

A libertação das duas mulheres marcou a primeira vez na história do conflito colombiano que as Farc libertam um grupo de reféns de maneira incondicional e unilateral.

Em dezembro, a guerrilha anunciou que entregariam os reféns como um "ato de desagravo" ao presidente Chávez e aos familiares dos reféns, em resposta à decisão de Uribe de terminar com a mediação do presidente venezuelano no acordo humanitário entre a guerrilha e o governo da Colômbia.

Farc anunciam libertação de mais três reféns
Governo da Colômbia diz que irá cooperar com a guerrilha para garantir libertação

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir