Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Três crianças estão entre vítimas da chuva em Itaipava
Defesa Civil de Petrópolis identificou as nove pessoas que morreram em deslizamentos
Três crianças estão entre vítimas da chuva em Itaipava
Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, divulgou na noite deste domingo (3) os nomes das nove vítimas fatais da chuva que cai desde sábado no distrito de Itaipava. Entre os nove mortos, três são crianças, todas de 5 anos.

Elas foram identificadas como Douglas Castro da Silva, Maria Eduarda Cordeiro Manso e Amanda Brás Dias. As outras vítimas são: Josélia Cordeiro Pereira, de 27 anos, Lilian Alice Rodrigues Pereira, de 39, Fátima Maria Nicodemos, de 43, Maria Isabel da Conceição Silva, de 72 anos, Érica Correa Santos Silva, de 21 e Maria do Carmo, de 50.

A Defesa Civil informou que cinco postos de abrigo foram montados na cidade. Equipes de resgate estão reunidas e decidem se haverá continuação dos trabalhos de busca de vítimas durante a noite e a madrugada.

Segundo a prefeitura de Petrópolis, 12 pessoas ficaram feridas e levadas para o hospital. Cinco delas já foram liberadas e sete continuam internadas em hospitais da região.

Verba emergencial
A prefeitura decidiu liberar uma verba emergencial de R$ 500 mil para o município. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, os recursos serão aplicados no socorro imediato às famílias que sofreram com os alagamentos e deslizamentos de terra concentrados nas localidades de Madame Machado, Estrada do Gentio, Estrada das Arcas e Benfica.

Os feridos Fátima Regina Pereira, de 47 anos, Aline Aparecida Silva, de 21 anos, moradoras da Estrada das Arcas, Gelson Ferreira do Carmo, de 47 anos, Adriana da Silva Castro, de 32 anos, moradores da Estrada do Gentio, Claudia Basílio, de 37 anos, moradora do bairro Madame Machado, estão internados no Hospital Santa Teresa, com politraumatismo. Os pacientes apresentam quadro estável e não correm risco de morte.
Maria José de Barros da Silva, 74, de Madame Machado, foi hospitalizada com fratura no braço, Fabiana Corrêa de Queiroz, de 27, da Estrada das Arcas, fraturou a bacia. As pacientes estão internadas no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Todos foram resgatados em deslizamentos de terra.

A Defesa Civil de Petrópolis explicou que choveu em meia hora o equivalente a cerca de três semanas, e grande parte das casas no bairro Madame Machado estão alagadas. Cerca de 40 homens do Corpo de Bombeiros de Itaipava e de Petrópolis enfrentam dificuldades para chegar às áreas de alagamento e deslizamentos de terra. Os agentes usam botes e retroescavadeiras.

Rodovia interditada
A estrada Petrópolis-Teresópolis (BR-495) sofreu um afundamento da pista na altura do km 15, interditando completamente a via, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a polícia, a melhor alternativa para quem sai de Petrópolis com destino a Teresópolis é descer a serra até Magé e subir novamente pela BR-116.

Também ocorreu um deslizamento de terra e pedras na Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido Rio, no km 278, altura de Barra Mansa, Região Sul Fluminense. Não houve feridos. A faixa da esquerda foi interditada pela PRF.

Rio
Após a chuva que também atingiu o Rio na noite de sábado (2) e seguiu na madrugada de domingo (3), a Defesa Civil do município atendeu 18 ocorrências em diversos bairros, desde as 19h do sábado. De acordo com o órgão, nenhuma das ocorrências é grave.

Três crianças estão entre vítimas da chuva em Itaipava. Defesa Civil de Petrópolis identificou as nove pessoas que morreram em deslizamentos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir