Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-02-2008

FIA avisa que pune, caso insultos se repitam
Entidade amea�a puni��o se houverem novas manifesta��es anti-desportivas na F�rmula-1
FIA avisa que pune, caso insultos se repitam
Foto: Reprodu��o

A Federa��o Internacional de Automobilismo reagiu com veem�ncia diante dos insultos racistas sofrido por Lewis Hamilton em Barcelona. Um porta-voz da FIA disse ao site "Autosport.com" que manifesta��es desta esp�cie em qualquer evento relacionado � F�rmula 1 ser�o severamente punidas e que os locais onde tais ocorreram poder�o sofrer graves san��es da entidade.

- A FIA est� surpresa e desapontada com os abusos sofridos por Lewis Hamilton. Manifesta��es deste tipo s�o uma clara viola��o dos princ�pios consagrados nos estatutos da entidade e qualquer repeti��o ir� resultar em graves san��es - afirma.

Esta informa��o � confirmada pelo estatuto da FIA, que em seu artigo 1� diz que qualquer tipo de manifesta��o de cunho racista, pol�tico ou religioso poder� resultar em puni��es. O artigo, por�m, n�o especifica o tipo de san��o, mas especula-se que o circuito da Catalunha poderia ser at� exclu�do do circo da F�rmula 1 em caso de repeti��o.

O Grande Pr�mio da Espanha deste ano est� programado para abril, no mesmo circuito onde aconteceram os fatos.

Em caso de novas situa��es do tipo em qualquer um dos outros circuitos espanh�is - Jerez e Val�ncia tamb�m s�o muito utilizados pelas equipes para testes - a Federa��o Espanhola de Automobilismo tamb�m poderia ser punida.

FIA avisa que pune, caso insultos se repitam. Entidade amea�a puni��o se houverem novas manifesta��es anti-desportivas na F�rmula-1.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir