Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Porto da Pedra canta traz cem anos da imigração japonesa
Culinária, agricultura e tecnologia japonesa serão mostradas no desfile
Porto da Pedra canta traz cem anos da imigração japonesa
Foto: Alícia Uchôa/G1

A Porto da Pedra iniciou às 22h33 deste domingo (3) o segundo desfile na primeira noite do Grupo Especial do Rio. A escola foi buscar no Oriente a inspiração para cantar a epopéia nipônica do Brasil com o enredo "Cem anos de imigração japonesa: tem pagode no Maru". Kasato Maru é o nome da embarcação que trouxe os primeiros imigrantes japoneses.

Antes de desfilar, a madrinha de bateria Ângela Bismarchi mostrou seu visual oriental em entrevista à TV Globo. Ela tirou a mascara e revelou os olhos puxados obtidos, segundo ela, com o uso de um grampo colocado no rosto. "Esse grampo é preso a um fio e puxa os olhos. É um efeito reversível", afirmou a mulher conhecida por ter realizado diversas cirurgias plásticas. Segundo ela, foram 41.



Uma das apostas do desfile é a ala que promete literalmente fazer barulho na avenida. Com grandes leques, um grupo de samurais vai fazer coreografias e produzir sons durante a passagem da escola pela Sapucaí. A idéia, esperam os coreógrafos, é interagir com o público nas arquibancadas, que poderá responder com palmas aos sons.

Carros alegóricos
A saga começa no continente asiático, com a reprodução do templo Kinkaku-ji no abre-alas da escola. O vermelho que caracteriza a agremiação cede lugar para a predominância do branco e do dourado. Mas a Porto da Pedra estará bem representada pelo seu símbolo maior, o tigre, desta vez decorado com ideogramas japoneses.

Para retratar a partida rumo ao Brasil, a escola escolheu o bambu, que ornamenta a segunda alegoria da Porto da Pedra. Foram usados, ao todo, 4,5 mil metros do material.

A prosperidade dos orientais no Brasil, sobretudo na agricultura, serve de inspiração para o terceiro carro da Porto da Pedra, que traz, entre muitos legumes e verduras, imensas esculturas de bonecos Kokeshis, uma versão japonesa de espantalho que traz sorte às colheitas. Já a Liberdade, bairro de São Paulo conhecido pela grande concentração nipônica, será retratada na quarta alegoria da escola.

O quinto carro da escola retrata a culinária oriental. Na alegoria, mulheres oferecerão sushis dentro dos manekinekos, os simpáticos gatos da sorte com a pata levantada. O sexto carro, sobre os mangás, tem uma enorme escultura de um super-herói dos quadrinhos japoneses e terá a presença de outros personagens que fazem sucesso com a criançada.

Para retratar o potencial tecnológico do Japão nos dias de hoje, a Porto da Pedra trará em sua sétima alegoria robôs e quatro telas de computadores de última geração, instalados dentro de um Sol Nascente estilizado. O último carro da escola é inspirado no carnaval, feito em Avenidas brasileiras e também nipônicas.

Porto da Pedra canta traz cem anos da imigração japonesa. Culinária, agricultura e tecnologia japonesa serão mostradas no desfile.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir