Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Salgueiro retrata as belezas e os símbolos do Rio de Janeiro
Agremiação é a terceira a desfilar na primeira noite do Grupo Especial
Salgueiro retrata as belezas e os símbolos do Rio de Janeiro
Foto: G1

O Salgueiro é a terceira escola a entrar na Sapucaí neste primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. Com o enredo "O Rio de Janeiro continua sendo...", a agremiação entrou na avenida à 0h e começou seis minutos depois sua homenagem às belezas cariocas através dos tempos. A escola vai abordar as tradições da cidade, do seu jeito informal, das histórias do subúrbio e da vocação para festa e a praia.

A agremiação da Tijuca está na avenida com 3.900 figurantes, em 34 alas e oito carros alegóricos. O Salgueiro ficou na sétima colocação no carnaval passado, com o enredo "Candaces", sobre a bravura de mulheres negras desde a Antigüidade.

Como rainha da bateria, a escola terá a modelo Viviane Araújo, que também desfilou no carnaval de São Paulo.

Libelo ao Rio de Janeiro
O enredo "O Rio de Janeiro continua sendo..." é de autoria do casal de carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia. A idéia da dupla foi retratar, através de uma linha histórica, os encantos da Cidade Maravilhosa.

O samba-enredo foi escrito por Dudu Botelho, Marcelo Motta, Josemar Manfredini, João Conga e Luiz Pião e é interpretado por Quinho. A escola terá 3.900 componentes na avenida.

A chegada dos primeiros portugueses, a instalação da Família Real e, principalmente, os ícones do Rio como o malandro sambista, o suburbano e a garota de Ipanema são pontos de destaque do desfile.

Impacto europeu
Os dois primeiros setores do desfile abusam do colorido para mostrar o impacto europeu com as belezas naturais avistadas às margens da Baía de Guanabara. No abre-alas, índios e animais dourados mostram a riqueza que os portugueses encontraram ao chegar às terras cariocas.

A transição entre história e o retrato de cenas do cotidiano carioca se dá a partir do terceiro setor do desfile, em que os carnavalescos citam a vinda da Família Real ao Rio de Janeiro até chegar à Praça Mauá, palco do sagrado e do profano.

Salgueiro retrata as belezas e os símbolos do Rio de Janeiro. Agremiação é a terceira a desfilar na primeira noite do Grupo Especial.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir