Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Com mistura de arrepiar, Viradouro fecha 1ª noite do Rio
Escola reuniu os mais diversos temas e modificou o carro que havia sido proibido
Com mistura de arrepiar, Viradouro fecha 1ª noite do Rio
Foto: Reprodução

Para levar à Marquês de Sapucaí o enredo "É de arrepiar", a Viradouro reuniu em seu desfile os mais diversos tipos de temas. Teve de tudo um pouco na última apresentação desta primeira noite do Grupo Especial no Rio, que trouxe a atriz Juliana Paes à frente da bateria.

Com o objetivo de causar arrepios, a agremiação de Niterói levou à avenida uma pista de esqui, baratas, participantes "sem cabeça", um gigante boneco recém-nascido logo após o parto, o personagem Edward mãos-de-tesoura, posições do Kama Sutra, cenas do filme "O Exorcista", guilhotinas, cadeiras elétricas, aranhas, o brinquedo assassino Chuck e Aliens, entre outros elementos.

O carro abre-alas da escola -- que arrepiou pelo frio -- apresentou a réplica de uma pista artificial de esqui com 26 toneladas de gelo e 40 metros de altura, que foi utilizada por 15 pessoas.

O gelo foi levado de São Paulo ao Rio e ficou guardado em um caminhão frigorífico até pouco antes do desfile. Nesse mesmo clima gelado, a comissão de frente fez uma homenagem a Senhor Gelo, inimigo do Batman. Pingüins e baianas também ajudaram a congelar a Sapucaí.

A principal surpresa da escola foi o quinto carro, que teve de ser refeito às pressas, após a proibição das imagens do holocausto e de Adolf Hitler. A alegoria ficou coberta até o último momento, para mostrar na avenida um protesto contra essa situação. Com a mensagem "liberdade ainda que tardia", o carro foi todo ocupado por participantes que vestiam branco e usavam mordaças em suas bocas. Veja o vídeo abaixo.

Também teve o carro alegórico que exibiu um bebê gigante, feito de látex. Outra alegoria que fugiu do convencional foi aquela em que os participantes desfilaram de cabeça para baixo, como se estivessem sendo crucificados.

Para isso, a Viradouro contou com uma equipe de profissionais e médicos para dar o condicionamento físico ideal aos integrantes" eles tiveram de se manter nesta posição por 35 minutos, tempo em que uma alegoria, em média, cruza a Marquês de Sapucaí.

Além do arrepio pelo frio, aflição e medo, a escola também quis mostrar essa sensação sob as óticas da emoção e do saudosismo. Assim, homenageou os músicos Villa-Lobos e Cartola.

Com mistura de arrepiar, Viradouro fecha 1ª noite do Rio. Escola reuniu os mais diversos temas e modificou o carro que havia sido proibido.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir