Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Maior águia da Portela desfila em defesa do ambiente
No decorrer do desfile, ditadura do azul deu lugar ao multicolorido
Maior águia da Portela desfila em defesa do ambiente
Foto: Reprodução

No começo do desfile da Portela, quarta escola nesta primeira noite do Grupo Especial do Rio, o azul tomou conta da Sapucaí para mostrar o universo das águas. No decorrer do desfile, no entanto, a escola não poupou o uso de cores para dar seu alerta sobre a destruição da natureza. Além dos diversos tons, os carros e alas apresentaram muito movimento. Tecidos leves e carros alegóricos dinâmicos foram o principal trunfo para criar esse efeito.

Uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval do Rio, a Portela tentou quebrar o jejum com o enredo: "Reconstruindo a Natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade". A escola, que coleciona 21 títulos, está há 24 anos sem vencer no Grupo Especial.

Logo no início do desfile, o azul -- cor oficial da escola" cobriu a maior águia da história da agremiação, com 23 metros de comprimento, oito metros de altura e 2 km de neon. Essas luzes foram usadas para dar a impressão de que a ave símbolo da Portela se movimentava. Acoplado a ela, e ainda nesse mesmo tom, veio o carro abre-alas com seis mil litros de água e muito movimento.

O segundo carro, referente à água, trouxe esculturas de baleias, arraias e outros seres marinhos que habitam os oceanos.

A ditadura do azul perdeu espaço quando a escola passou a tratar de outros temas relacionados à natureza, como fauna e flora. Em um dos carros, com fantasias multicoloridas, os integrantes movimentavam suas longas fantasias como asas de borboleta. Detalhes nas roupas dos participantes do desfile" caso do pólen daqueles que se vestiram de flores -- garantiram essa movimentação na Sapucaí.

A escola guardou para o quinto carro a maior surpresa de seu desfile: ele passava por uma completa transformação durante o desfile, dando enfoque novamente à questão do movimento. Em questão de segundos, a alegoria com uma criança subnutrida e natureza morta dava lugar a um cenário florido e com um bebê saudável. No processo da mudança, uma alegoria com tons apagados virava outra com cores muito alegres, como foi o restante do desfile da agremiação.

Maior águia da Portela desfila em defesa do ambiente. No decorrer do desfile, ditadura do azul deu lugar ao multicolorido.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir