Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Mangueira: Com musas como Luana Piovani e Gracyanne Barbosa
a Mangueira entrou na avenida fazendo uma homenagem colorida ao cem anos de frevo
Mangueira: Com musas como Luana Piovani e Gracyanne Barbosa
Foto: G1

A exuber�ncia deu o tom da primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial, no Rio de Janeiro. Nem a chuva, que apertou durante a madrugada, tirou o brilho das apresenta��es, marcadas pelo luxo das fantasias e a impon�ncia das alegorias. Uma �guia gigante, uma reprodu��o do Maracan� e um carro em forma de pista de esqui est�o entre os principais destaques da noite.

A primeira escola a desfilar na avenida foi a S�o Clemente, que voltou � divis�o especial do carnaval carioca depois de quatros anos, contando a vinda da Fam�lia Real para o Brasil. Na avenida, a protagonista do desfile foi a atriz Rog�ria, que encarnou Dona Maria, a Louca. Com carros aleg�ricos grandiosos, a Porto da Pedra trouxe uma homenagem aos cem anos da imigra��o japonesa. A madrinha da bateria Angela Bismarchi exibiu, em comunh�o total com o enredo da escola, os rec�m-adquiridos olhinhos puxados. J� na dispers�o, um dos carros da escola pegou fogo.

O Salgueiro fez uma homenagem � Cidade Maravilhosa. A escola trouxe um Maracan� com luzes de ne�n e um Cal�ad�o de Copacabana m�vel. Viviane Ara�jo saiu � frente de uma bateria que encarnou o "malandro carioca". O azul e branco invadiu a avenida a seguir, com a Portela numa bela celebra��o ao meio-ambiente. Uma �guia, s�mbolo da escola, com 23 metros de comprimento e 8 de altura, abriu o desfile, que trouxe a Adriana Bombom como rainha da bateria. Antonio Fagundes foi um dos destaques.

Debaixo de chuva, a Mangueira voltou os olhos para Nordeste e homenageou - com muita cor - o centen�rio do frevo. A bateria recebeu a ben��o da madrinha Gracyanne Barbosa. Seguido pelos bonecos gigantes de Olinda, o �ltimo carro da escola celebrou outro aniversariante: Cartola, que faria 100 anos em 2008. Encerrando a noite com criatividade, a Viradouro trouxe uma pista de esqui na neve no carro abre-alas. Com o enredo falando do arrepio, a escola fechou as portas da Sapuca� seguindo a musa Juliana Paes, rainha da bateria. O carro sobre o Holocausto, proibido pela Justi�a, deu lugar a uma alegoria sobre a liberadade de express�o, com destaques usando morda�as.

SALGUEIRO

Numa homenagem ao Rio de Janeiro, a escola levou um Maracan� cheio de luzes de ne�n e um Cal�ad�o de Copacabana m�vel � avenida. A musa Viviane Ara�jo saiu � frente da bateria.

VIRADOURO

A Viradouro trocou o carro sobre o Holocausto, proibido pela Justi�a, por uma alegoria celebrando a liberdade da express�o, com destaques amorda�ados. A rainha Juliana Paes brilhou no desfile que teve como tema "o arrepio".

MANGUEIRA

Com musas como Luana Piovani e Gracyanne Barbosa, rainha da bateria, a Mangueira entrou na avenida fazendo uma homenagem colorida ao cem anos de frevo e aos ritmos pernambucanos.

Chuva n�o tira brilho da 1� noite de desfiles do Grupo Especial no Rio. Portela, Viradouro e Salgueiro foram as favoritas do p�blico neste domingo. Entre as musas da avenida, Viviane Ara�jo, Adriana Bombom e Gracyanne Barbosa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir