Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Rival acusa Microsoft de violar princípios com oferta
O Google, o maior buscador da internet, criticou hoje outro gigante do setor, a Microsoft
Rival acusa Microsoft de violar princípios com oferta

O Google, o maior buscador da internet, criticou hoje outro gigante do setor, a Microsoft, por ter lançado uma oferta de compra hostil sobre o Yahoo, iniciativa que, em sua opinião, viola os princípios que regulam o negócio.
Na última sexta-feira, a Microsoft anunciou sua intenção de comprar o portal de Internet por US$ 44,6 bilhões, valor que supera em 62% seu preço atual.

No sábado, o Yahoo divulgou um comunicado no qual afirmou que a oferta de compra "não solicitada" será analisada nos próximos dias pelo Conselho de Administração.

A intenção da Microsoft com a operação seria se tornar mais competitiva na área dos serviços online, especificamente frente ao Google, o buscador de Internet líder do mercado.

Hoje, o Google respondeu à iniciativa com uma carta do vice-presidente e responsável de Assuntos Legais, David Drummond, na qual afirma que lançar uma oferta de compra hostil contraria os dois princípios que regem a Internet, "abertura e inovação".

"A abertura da Internet é o que tornou possível o nascimento do Google - e do Yahoo. As boas idéias que os usuários acham úteis se espalham rapidamente, e o negócio cresce em torno delas. Os usuários se beneficiam da inovação constante. Isso é o que faz com que a Internet seja tão excitante", afirmou.

No entanto, a oferta hostil da Microsoft levanta "questões preocupantes". "A Microsoft pode agora tentar exercer na Internet o mesmo tipo de influência inadequada e ilegal que fez no mercado dos PC?", questiona o executivo.

"Enquanto a Internet recompensa a competitividade e a inovação, a Microsoft tenta buscar o estabelecimento de monopólios, e estender sua posição dominante em mercados adjacentes", destacou.

O diretor perguntou se esta aquisição "permitirá à Microsoft, apesar de seu legado de ofensas regulatórias e legais, estender à internet as práticas injustas que já aplicou no mercado dos sistemas operacionais".

Além disso, mostrou sua preocupação com o fato de que a fusão de Microsoft e Yahoo dê lugar a uma empresa com uma fatia de mercado "arrasadora" no setor de contas de e-mail e mensagens instantâneas, e de tráfego na Internet.

"Pode uma combinação das duas empresas tirar proveito do monopólio que a Microsoft tem no mercado de software de PC e limitar o livre acesso dos consumidores a outros concorrentes?", questionou o diretor.

"Os legisladores de todo o mundo precisam responder a estas perguntas, e os consumidores merecem respostas satisfatórias", ressaltou.

A Microsoft respondeu hoje rapidamente com outro comunicado, no qual indica que está comprometida com a "abertura e a inovação" e no qual acusa o Google de ter uma posição dominante no mercado das buscas pela Internet.

O executivo-chefe da Microsoft, Brad Smith, disse que o Google concentra 75% do mercado de buscas no mundo todo e "contínua crescendo".

"A Microsoft e o Yahoo detêm apenas 30% destas buscas nos Estados Unidos e 10% na Europa", afirmou Smith.

"A Microsoft está comprometida com a abertura, a inovação e a proteção da privacidade na internet. Acreditamos que a combinação de Microsoft e Yahoo nos permitirá avançar nestes objetivos", acrescentou.

Rival acusa Microsoft de violar princípios com oferta

Fonte: www.terra.com.br
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir