Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Governo do Iraque hasteia nova bandeira
A nova bandeira iraquiana foi hasteada nesta terça-feira pela primeira vez nos edifícios oficiais do Iraque
Governo do Iraque hasteia nova bandeira

A nova bandeira iraquiana foi hasteada nesta terça-feira pela primeira vez nos edifícios oficiais do Iraque, duas semanas após o Parlamento aprovar a mudança da insígnia do país, que ainda era a do regime de Saddam Hussein, deposto em 2003.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, hasteou a bandeira na sede do governo, em cerimônia especial à qual compareceram parlamentares e outras autoridades públicas.

Com este gesto simbólico, o governo quer iniciar a substituição dos velhos emblemas em todo o país, disse o porta-voz governamental, Ali al Dabbagh.

A nova bandeira também será estendida nos edifícios públicos do Curdistão iraquiano, onde desde 2006 estava a insígnia do território autônomo, já que as autoridades curdas rejeitavam a antiga flâmula iraquiana do regime de Saddam Hussein, que marginalizou e reprimiu os curdos durante anos.

O Parlamento iraquiano aprovou em 21 de janeiro o projeto de lei que estabelece que a velha bandeira do Iraque seja substituída por outra transitória, já que ficará em vigor por um período de um ano.

A nova insígnia nacional conserva as cores preta, branca e vermelha, e no centro o lema "Allah Akbar" (Deus é grande), mas elimina as três estrelas verdes que simbolizavam a unidade, a liberdade e o socialismo, vestígio da época de Saddam Hussein, que instituiu a bandeira quando estava no poder.


Fonte: folha online
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir