Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Festa na Vai-Vai não tem hora para acabar.
Escola diz que fez seu desfile mais luxuoso em dez anos. Título foi definido no último quesito, com a última nota
Festa na Vai-Vai não tem hora para acabar.
Foto: Marcelo Mora/G1

Uma multidão toma as ruas do Bixiga, na região central de São Paulo, para festejar o título da Vai-Vai, campeã do carnaval paulistano em 2008, com 90 pontos. Pouco antes das 18h, uma multidão se aglomerava no bairro em uma festa reforçada com cerca de 8 mil latas de cerveja. Seis interdições em ruas da região foram realizadas pela Polícia Militar para garantir a festa. Jovens homenageados pela escola, componentes 'nota 10' e até quem não estava em São Paulo, como a musa da bateria Amanda Françozo, apareceu para festejar o título.
título foi definido nesta terça-feira (5), no último quesito, com a última nota. A escola do Bixiga já tinha outros 12 títulos. Entre eles, um tetracampeonato de 1998 a 2001, um tricampeonato de 1986 a 1988 e um bicampeonato em 1981 e 1982. A escola volta no desfile das campeãs na noite de sexta-feira (8).

Aos gritos de "sai, sai da frente, sai que a Vai-Vai é chapa quente", a torcida da escola começou a festa na quadra da escola, na Bela Vista, assim que o resultado foi anunciado por volta das 11h.

As pessoas correram para a rua e já começaram a batucar e cantar o samba-enredo campeão. Logo depois, decidiram seguir a pé até a igreja de Nossa Senhora Achiropita para agradecer o bom desempenho. Na caminhada, a Avenida 9 de Julho chegou a ter algumas de suas faixas temporariamente interrompidas para o trânsito.

Disputa
O presidente da escola, Edmar Thobias, disse que acreditou até o final, apesar da disputa acirrada com a Mocidade Alegre. "Acho que o que nos levou a vencer foi o trabalho realizado durante o ano inteiro, durante o desfile, e a união da minha comunidade."

Sobre a disputa apertada com a Mocidade, que vinha liderando a apuração, Thobias ressaltou a profissionalização da folia. "É difícil dizer por que a gente ganhou. O canaval de São Paulo chegou em um nível em que quem erra menos ganha. E a gente errou um pouquinho menos."

Classificação/Escola Nota
1º Vai-Vai 90,00
2º Mocidade 90,00
3º Vila Maria 89,75
4º Rosas de Ouro 89,75
5º Tom Maior 89,00
6º X-9 Paulistana 88,75
7º Mancha Verde 88,50
8º Nenê de Vila Matilde 88,50
9º Império de Casa Verde 88,25
10º Pérola Negra 87,50
11º Gaviões da Fiel 87,50
12º Tucuruvi 87,25
13º Águia de Ouro 87,00
14º Camisa Verde e Branco 86,00
Em sinal de sintonia com a vencedora, o diretor de harmonia da Mocidade Alegre, Pauli Luzada, e a presidente da escola, Solange Bichara, estiveram por volta das 17h na festa da campeã. Segundo ela, o gesto de respeito reafirma o clima de harmonia e a importância da disputa justa no carnval. As duas escolas terminaram a apuração com o mesmos pontos e o título foi para o Bixiga graças a um dos critérios de desempate.

Desfile
A Vai-Vai levou para a Avenida, na segunda noite de desfile, no sábado (2), o enredo "Acorda Brasil", cantado pelo puxador Carlos Júnior, o Carlão. O carnavalesco foi Chico Spinosa.

O samba surgiu de uma peça do empresário Antônio Ermírio de Morais e aponta a educação como forma de discutir a inclusão social. Até os últimos momentos do desfile, a arquibancada permaneceu levantada para ver o carnaval da escola passar.

A Vai-Vai afirmou que fez neste ano seu desfile mais luxuoso dos últimos dez anos. Participaram do espetáculo mais de 4 mil componentes, divididos entre 31 alas e cinco carros alegóricos.

A tradicional escola do Bixiga tinha o objetivo de conscientizar as autoridades e a população do país. Carros imponentes e muita alegria foram ingredientes especiais na apresentação da Vai-Vai.
Carros luxuosos
Um dos carros teve um chafariz com água de verdade. Quem estava perto, chegava a receber pingos de água, que eram bem recebidos numa noite quente. Na mesma alegoria, canhões lançavam fogo. Outro carro que impressionou foi o que levou o símbolo da escola, a coroa.

No quinto carro, a orquestra sinfônica de Heliópolis, comunidade da Zona Sul da capital, foi para a passarela, junto com o cantor Mano Brown, o maestro Silvio Baccarelli e o senador Eduardo Suplicy.

Entre as beldades que participaram da festa estavam a apresentadora e modelo Amanda Françozo, que foi madrinha da bateria da Vai-Vai pela primeira vez, e a bailarina Ivi Mesquita, que ocupou o posto de rainha da bateria.

Desfile impecável
No fim do desfile, o presidente da agremiação classificou a apresentação como "impecável". "Com certeza vamos estar aqui no desfile das campeãs. E se Deus e Nossa Senhora Achiropita (padroeira do bairro do Bixiga, berço da agremiação) quiserem será como campeã". Os jurados concordaram.

Festa na Vai-Vai não tem hora para acabar.
Escola diz que fez seu desfile mais luxuoso em dez anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir