Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Rebeldes do Chade anunciam trégua em combates
Soldados feridos do governo do Chade são levados para a Líbia para tratamento
Rebeldes do Chade anunciam trégua em combates
Foto: AP

Johanesburgo, 5 fev (EFE).- Os rebeldes do Chade aceitaram uma trégua nos combates que acontecem desde a última semana, informou à Agência Efe um porta-voz rebelde.

Abderamane Koulamallah, porta-voz do Comando Militar íšnico (CMU), disse pelo telefone que a trégua foi proposta por mediadores da Líbia e de Burkina Fasso, e que foi aceita pelos insurgentes "Blaise Compaoré, presidente de Burkina Fasso, e o líder líbio Muammar al-Kadafi nos propuseram o cessar-fogo e nós o aceitamos", declarou Koulamallah.

A decisão do CMU foi tomada de forma unilateral, já que, segundo o porta-voz, os rebeldes desconhecem a posição do Governo chadiano.

Em Paris está anunciada para hoje uma entrevista coletiva dos chefes da diplomacia francesa e chadiana, onde se espera que possam ser dados mais detalhes sobre a situação.

Na segunda-feira da última semana as tropas rebeldes entraram no Chade a partir do Sudão e cruzaram todo o país até chegarem, no último sábado, à capital.

Os duros combates travados entre rebeldes e tropas governamentais deixaram centenas de mortos e feridos, assim como milhares de refugiados.

Rebeldes do Chade anunciam trégua em combates.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir