Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Tumulto na festa de carnaval do 'Galinho de Brasília'.
Confusão começou por volta das 20h desta segunda-feira (4).
Tumulto na festa de carnaval do 'Galinho de Brasília'.
Foto: Rede Globo

Confusão no bloco de carnaval "Galinho de Brasília". Por volta das 20h desta segunda-feira (4), tiros de festim, bombas de gás lacrimogêneo e muita correria estragaram a festa. O bloco já tinha parado de tocar, mas os foliões continuavam na comercial da quadra 203 Sul, bairro nobre da capital federal, onde acontece a festa.

Segundo a polícia, o tumulto teve início quando foi anunciado que a festa estava encerrada e o trânsito precisava ser liberado. O público reagiu e começou a jogar garrafas e pedras na polícia. Um policial foi atingido no rosto.
Nós solicitamos várias vezes que as pessoas desobstruíssem a via. Em um certo momento, a viatura foi cercada e os manifestantes começaram a alvejar o carro da polícia com diversos objetos. Foi quando solicitei o apoio", afirma o tenente da PM, André Cirolini.

Cerca de duas mil pessoas estavam na quadra na hora da confusão. Trinta e cinco policiais militares faziam a segurança do local. Com o tumulto, foi pedido o reforço do Bope, Rotam e Polícia Civil.

Mas, alguns foliões contam que foram surpreendidos com a ação da polícia. "A gente estava sambando. De repente começou o gás de pimenta em cima das pessoas, foi uma loucura. Tiveram crianças que caíram nos pés da gente", contou a administradora Sandra Vieira.

"A tropa invadiu com gás lacrimogêneo, espancando todo mundo, até que estava com filhos e família. A ação parecia uma guerra civil", relata o vigilante Leonardo de Aguiar.

A explosão de uma bomba de gás feriu um integrante da equipe de reportagem da 'TV Globo'. Um outro rapaz também ficou ferido. "Eles queriam abrir passagem para poder liberar a via. Só que a Rotam chegou batendo no pessoal que estava na pista. Foi quando eles começaram a jogar bomba de gás em todo mundo", diz a dona-de-casa Naiara de Araújo.

Segundo a Polícia Militar, duas pessoas tiveram ferimentos leves, três policiais também ficaram feridos e dois carros da polícia foram depredados.

O Governador do Distrito Federal em exercício, Alírio Neto, determinou a abertura de um inquérito Policial Militar. Ele quer a investigação dos excessos praticados pela PM e a punição dos responsáveis. Alírio Neto marcou uma reunião para esta quarta-feira (6) com a cúpula da segurança para analisar a operação e fazer um balanço da atuação da polícia no carnaval.

Depois do tumulto duas pessoas registraram ocorrência na delegacia contra a atuação da polícia militar.

Tumulto na festa de carnaval do 'Galinho de Brasília'.
Confusão começou por volta das 20h desta segunda-feira (4).


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir