Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Captura de tambaqui gigante era 'história de pescador'.
Peixe de 42,5 kg foi fisgado em Miguelópolis em janeiro.
Captura de tambaqui gigante era 'história de pescador'.

Existe muito pescador que não vive só de pescar o peixe. Para algumas pessoas, contar vantagem sobre a pescaria, às vezes, é mais importante do que a próprio ato da pesca. E algumas vezes, essas pessoas acabam levando muito a sério a máxima da "história de pescador" e espalham informações "um pouco" diferentes da realidade.

Foi o que aconteceu em Ribeirão Preto, a 324 km de São Paulo, quando um morador de Viradouro, a 398 km da capital paulista, afirmou ter pescado um tambaqui de 42,5 kg. No dia 25 de janeiro, o comerciante Jair Gonçalves Garcia levou o peixe até a sede da EPTV e afirmou tê-lo pescado na represa de Rio Grande, em Miguelópolis, a 460 km de SP.

Esta semana, a reportagem da EPTV descobriu que a história do comerciante não era "bem a verdade". O peixão era de verdade, e ele realmente foi pescado na represa de Rio Grande, em Miguelópolis. Só que quem tirou o bicho da água não foi seu Jair, e sim uma família daquela cidade.
A família passava o final de semana em um rancho às margens da represa. Foi Rafael Uehara Silva quem pescou o tambaqui com vara, molinete e um anzol bem resistente. "Aí meu irmão pegou um saco. (Ele) teve que abraçar (o peixe) porque eu estava cansado. Ai nós fomos levando ele (o peixe) para o barranco. Ai todo mundo pulou nele para ele não escapar", contou Rafael.

Pais, irmãos, namorada, todo mundo foi testemunha. Eles chegaram a tirar fotos com o peixe gigante na noite em que ele foi pescado, e um jornal local de Miguelópolis chegou até a dar a notícia.

Depois o peixe foi vendido ao comerciante Garcia, que se fez passar por um pescador sortudo. "Nós ficamos chocados", disse a mãe de Rafael, Lurdes Uehara Silva, que viu na televisão a notícia de que o comerciante havia pescado o peixe.


A reportagem falou com o comerciante Garcia por telefone. Ele não admitiu ter contado uma "história de pescador", mas mudou a versão inicial sobre o peixe. Ele disse que participou da pescaria, ajudou Rafael a tirar o peixe da água e, na hora, chegou até a comprar metade do tambaqui gigante.

Captura de tambaqui gigante era 'história de pescador'.
Peixe de 42,5 kg foi fisgado em Miguelópolis em janeiro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir