O presidente do grupo franc�s Alstom, Patrick Kron, apresentou nesta ter�a-feira o prot�tipo de seu novo trem
Foto: http://afp.google.com LA ROCHELLE, Fran�a (AFP) �" O presidente do grupo franc�s Alstom, Patrick Kron, apresentou nesta ter�a-feira o prot�tipo de seu novo trem de alta velocidade concebido para circular a 350 km/h, que ser� mais econ�mico e ecologicamente amig�vel do que seu anterior.
O construtor ferrovi�rio criou sozinho este novo trem, chamado AGV (Automotriz de Grande Velocidade), que j� foi vendido para a It�lia e espera exportar em breve a outros pa�ses, sem descuidar de sua expans�o em toda Fran�a.
"O lan�amento do AGV marca a renova��o da Alstom que acontece depois da terr�vel crise de 2004, quando a pr�pria exist�ncia da empresa se viu amea�ada", lembrou o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, presente no ato.
"Criamos este trem porque entendemos que o mercado de alta velocidade ainda vai crescer. Fazia falta para responder a esta situa��o e para aplicar e modernizar nossa oferta", ressaltou Kron.
Este novo trem, que possui motoriza��o repartida por todos os vag�es, permitir� ganhar espa�o para passageiros. Ao mesmo tempo, os motores consumir�o menos energia, gra�as a um sistema chamado de "�m�s permanentes", que gasta 15% menos. Estas duas caracter�sticas permitir�o reduzir 30% dos custos de manuten��o.
O AGV foi concebido para ser mais r�pido que o atual trem de alta velocidade, o TGV, chegando a 360 km/h. Poder� ainda transportar at� 900 passageiros em tr�s trens unidos entre si. Hoje em dia, o TGV possui uma capacidade m�xima de 377 lugares e um Duplex (de dois andares) que chega a 516 assentos.
O objetivo � fazer um trem mais c�modo, com mais lugar para as pernas e servi�os como internet ou lugares especiais para usar o telefone.
O AGV goza de um prest�gio sem igual gra�as ao recorde do mundo de velocidade atingido em 3 de abril de 2007, quando chegou aos 574,8 km/h em um trem TGV cl�ssico, mas com elementos do AGV no motor.
Os primeiros testes do AGV aconteceram em 2002 e a Alstom assinou seu primeiro contrato em janeiro com o operador italiano NTV, que receber� os AGV em 2011. A NTV j� comprou 25 trens AGV por um total de 1,5 bilh�o de euros.
Com este contrato, a Alstom ganha a corrida com a canadense Bombardier, que tamb�m possui um trem r�pido chamado Zefiro, e com o ICE do construtor alem�o Siemens.
Em janeiro, a Argentina encomendou um TGV � Alstom para o trajeto de 700 km Buenos Aires-Ros�rio-C�rdoba e o Marrocos encomendou uma linha de trem de alta velocidade em outubro passado.
O setor da alta velocidade est� em plena expans�o em todo o mundo: da Ar�bia Saudita � Argentina, passando por grandes clientes europeus, como Fran�a, Espanha e Portugal.
Alstom apresenta o AGV, seu novo trem de alta velocidade.
Fonte: http://afp.google.com
|