Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-02-2008

TV: Obama vence em Illinois,Hillary em Oklahoma e McCain
Segundo a rede de TV FOX News e a ag�ncia Reuters, Hillary Clinton deve vencer tamb�m no Tennessee.
TV: Obama vence em Illinois,Hillary em Oklahoma e McCain
Foto: http://g1.globo.com

Entre os republicanos, as proje��es da CNN apontam para uma vit�ria do favorito John McCain nos estados de Connecticut, Illinois e Nova Jersey. Segundo a pesquisa, Mitt Romney deve vencer em Massachusetts.

Nos estados de Alabama, Connecticut, Delaware, Illinois, Massachusetts, Missouri, Nova Jersey, Oklahoma e Tennesse a vota��o j� foi encerrada e a apura��o est� tendo in�cio.

Entre esses nove estados, dois chamam aten��o pelo peso e pelo simbolismo: Nova Jersey, onde independentes podem votar, e Missouri, onde todos podem opinar. Para os republicanos, estes s�o estados do tudo-ou-nada: quem vence, mesmo por 0,01% de vantagem, leva todos os 52 delegados para a conven��o.

Nova Jersey � um estado que, nos �ltimos seis anos, viveu sob hegemonia democrata. Hillary assegurou o apoio "institucional" do partido local, enquanto Obama investiu em contato direto, inclusive na v�spera da superter�a. Entre os republicanos, as pesquisas j� apontavam uma transfer�ncia de votos do ex-prefeito de Nova York (e ex-pr�-candidato) Rudolph Giuliani para McCain, o nome que endossou.O Missouri � convencionalmente visto como um "term�metro" do eleitorado americano.

Desde o in�cio do s�culo XX, quem vence no estado na elei��o geral, torna-se presidente. Mas, de anos para c�, tornou-se menos representativo" pelo menos para os democratas. De acordo com instituto Pew, menos de 2% dos eleitores do estado � de origem latino-americana. No pa�s inteiro, esse mesmo contingente representa quase 10%.

Segundo a rede de TV FOX News e a ag�ncia Reuters, Hillary Clinton deve vencer tamb�m no Tennessee.

TV: Obama vence em Illinois, Hillary em Oklahoma e McCain em tr�s estados

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir