Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-02-2008

EUA não acreditam que Irã terá bomba nuclear antes de 2010
estimativa está incluída em um relatório sobre ameaças aos Estados Unidos
EUA não acreditam que Irã terá bomba nuclear antes de 2010
Foto: http://g1.globo.com

Washington, 5 fev (EFE).- O diretor da Inteligência Nacional americana, Michael McConnell, afirmou hoje que o Irã não contará com material suficiente para construir uma bomba nuclear até o período entre 2010 e 2015.

A estimativa está incluída em um relatório sobre ameaças aos Estados Unidos apresentado hoje por McConnell ao Senado americano.

McConnell disse que apesar de existir a possibilidade de o Irã ser tecnicamente capaz de produzir urânio enriquecido suficiente para uma bomba no final de 2009, este cenário "é muito improvável".

"Julgamos com moderada confiança que o Irã provavelmente seria capaz tecnicamente de produzir urânio enriquecido suficiente para uma bomba durante o período 2010-2015", assinalou o relatório.

O texto também indicou que em 2003 o Irã interrompeu o desenho de armas nucleares e outras atividades relacionadas.

"Não sabemos se estas atividades foram reiniciadas", disseram os serviços de que inteligência.

"No entanto, avaliamos com confiança moderada que Teerã, pelo menos, está mantendo aberta as opções para desenvolver armas nucleares", acrescentaram.

Segundo McConnell, a detenção brusca aconteceu por causa da pressão internacional, o que indicou "que neste assunto o Irã pode ser mais suscetível à influência do que foi julgado previamente". EFE

EUA não acreditam que Irã terá bomba nuclear antes de 2010

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir