Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Cidade "brasileira" nos EUA apóia candidatura de Hillary
Um terço da população de Framingham, no Massachusetts, é de brasileiros
Cidade "brasileira" nos EUA apóia candidatura de Hillary
Foto: Divulgação

A cidade mais brasileira dos Estados Unidos votou em peso em Hillary Clinton nesta "superterça". Framingham, no estado de Massachusetts, região em que um terço dos 65 mil habitantes veio do Brasil, deu 60% dos seus votos para a ex-primeira-dama. Barack Obama, o candidato democrata que disputa a indicação do partido, teve 38% dos votos na cidade.

Hillary e Obama terminaram praticamente empatados a "superterça", dia em que 24 estados votam em prévias das eleições presidenciais.

Ilegalidade
Apesar de haver muitos brasileiros morando em Framingham, poucos votaram na prévia de ontem. É que a maior parte dos imigrantes é ilegal ou não tem título de eleitor. Mas, de olho nas leis de imigração, a comunidade brasileira ficou na torcida por Hillary.

"A grande maioria dos brasileiros quer que Hillary seja a escolhida", confirma Elias Fernandes, proprietário da padaria Brasil Bakery, tradicional ponto de encontro da comunidade na cidade. "Eles sabem que, se ela ganhar, no fundo é o Bill Clinton quem vai governar", acredita.

"Realmente, a colônia e os latinos de modo geral tem uma imagem muito favorável da administração Bill Clinton", diz cônsul-geral do Brasil em Boston, Mário Ernani Saade. Para essa imagem contribuiu especialmente o Life Act, também conhecido como Lei 245-I, que facilitou a regularização da maior parte dos imigrantes do país em 2001. O resultado? Uma transferência de votos da metade masculina para a feminina do casal Clinton.

A economia é outro tema que gera simpatia da comunidade para com Hillary. "Em tempos de crise econômica, os imigrantes tendem a ser vistos como bode expiatório", afirma Fausto da Rocha, diretor-executivo do Brazilian Immigrant Center. "Assim, a comunidade busca uma candidatura que possa reunir uma boa gestão econômica com tolerância aos imigrantes", destaca.

Também há um grupo, formado principalmente por pastores evangélicos, que apóia o candidato conservador Mike Huckabee devido à suas posições relativas a temas como o aborto e o casamento gay. É um fator nada desprezível quanto se leva em conta que há cerca de 300 igrejas evangélicas brasileiras só em Massachuchetts.

Não que o poder de gerar votos da comunidade brasileira seja impressionante. Apenas de 10% a 15% dos imigrantes está em situação regularizada. Destes, cerca de metade é considerada cidadão americana - condição indispensável para participar das prévias americanas.

Mas isso não significa que não haja outros modos de apoio. Muitos imigrantes estão trabalhando como voluntários nas campanhas ou arrecadando fundos através das chamadas "house parties"" pequenos jantares onde os convidados fazem uma contribuição em dinheiro, posteriormente doada ao comitê dos candidatos.

Número mascarado
Oficialmente, o censo americano de 2000 estipulou em 3.453 o número de brasileiros na cidade. Por trás dos relatórios, a prefeitura local e organizações de suporte aos imigrantes estimam em 18 mil a colônia local "made in Brazil". A maior parte trabalha na área da construção civil, como operários, carpinteiros ou pintores. O restante labuta oferecendo serviços como faxineiros, jardineiros e garçons.

Esse pedaço do Brasil encravado no território americano tem acompanhado com esperança e temor o desenrolar das prévias eleitorais americanas. "A escolha do próximo presidente americano vai influir diretamente na vida dos imigrantes. Isso faz com que o interesse da colônia pelo tema seja alto", afirma o cônsul Saade.

Quase-famosa
A pequena e gelada Framingham tem muito pouco de notável. Situada a cerca de 30 quilômetros a oeste de Boston, essa verdadeira cidade-dormitório é conhecida nos EUA principalmente por ser o lugar onde cresceu Christa McAuliffe, que deveria ser a primeira professora no espaço - mas morreu com a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986.

Há diversas explicações para esse local ter se tornado um ponto de concentração tão intenso de brasileiros. A mais aceita é que uma empresa local teria iniciado operações no Brasil para extrair minérios estratégicos durante a Segunda Guerra Mundial, em Minas Gerais. Após o fim do conflito, a companhia teria levado alguns trabalhadores locais para os EUA. Com o tempo, eles teriam trazido a família, os amigos e aos poucos iniciado um poderoso fluxo migratório na região de Governador Valadares, em Minas Gerais. O resultado é a atual Framingham" também conhecida pela alcunha de "República de Governador Valadares".

Cidade "brasileira" nos EUA apóia candidatura de Hillary. Um terço da população de Framingham, no Massachusetts, é de brasileiros. Comunidade brasileira espera de Hillary tolerância nas leis de imigração.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir