Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Comissário da UE viaja ao Quênia para apoiar mediação
Refugiados quenianos riem durante apresentação de atores em um campo na cidade de Tigoni; líderes da oposição planejam fazer protesto
Comissário da UE viaja ao Quênia para apoiar mediação
Foto: Bernat Armangue/AP

Bruxelas, 6 fev (EFE).- O comissário de Desenvolvimento da União Européia (UE), o belga Louis Michel, partiu hoje para Nairóbi a fim de apoiar, em nome do bloco europeu, as tentativas de Kofi Annan de mediar na grave crise política no Quênia.

"A cada dia que passa, traz mais violência, agitação, sofrimento e penúria. Como parceira e amiga do Quênia, a UE está disposta a apoiar uma solução política", afirmou Michel, em comunicado.

O Quênia vive em meio a uma onda de violência tribal desde que a oposição alegou que foram "fraudulentas" as eleições gerais de 27 de dezembro do ano passado, que confirmaram o presidente Mwai Kibaki no poder.

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan lidera uma missão de mediação que tenta favorecer um acordo entre Kibaki e o líder da oposição, Raila Odinga.

"Acreditamos que é possível conseguir um avanço político decisivo nos próximos dias, e esperamos poder manter nossas relações estreitas e mutuamente benéficas com o Quênia nesta base", acrescentou Michel.

Comissário da UE viaja ao Quênia para apoiar mediação de Annan.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir