Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Governo vai reduzir lista de fazendas exportadoras de carne
Europa suspendeu importa��es por discord�ncias com o governo sobre a fiscaliza��o
Governo vai reduzir lista de fazendas exportadoras de carne
Foto: Reprodu��o

O governo vai diminuir a rela��o de fazendas aptas a exportar carne para a Uni�o Europ�ia. A nova lista deve servir de base para a inspe��o dos pa�ses europeus, que chega ao Brasil no dia 25.

A Europa decidiu, no �ltimo dia 30, suspender as importa��es da carne brasileira porque n�o concordou com a lista de fazendas elaborada pelo governo brasileiro. O bloco previa o cadastramento de 300 propriedades para fornecimento de animais para os frigor�ficos, mas na lista enviada pelo Brasil constavam cerca de 2.800 fazendas.

Os certificados de exporta��es que permitem o embarque para o bloco deixaram de ser emitidos pelo Minist�rio da Agricultura no dia 1� de fevereiro.

A estrat�gia dos governos federal e dos estados � antecipar etapas para que o embargo caia o quanto antes. Ficou acertado que o Minist�rio da Agricultura vai enviar at� 15 de fevereiro uma nova lista de fazendas que est�o de acordo com o Servi�o de Rastreamento do Gado (Sisbov) propriedades que estariam aptas a exportar para a Europa.

Primeira lista
O governo admitiu que a primeira lista com 2,6 mil fazendas continha falhas, mas todas burocr�ticas, como pend�ncia de documentos de algumas propriedades. A nova rela��o, segundo o Minist�rio da Agricultura, vai ser bem menor: ter� somente aquelas que preencherem 100% de todos os requisitos, algo em torno de 600 fazendas.

Apesar de 600 ser um n�mero bem menor do que o setor queria, ainda � o dobro do que os europeus esperam. Mas o ministro Reinhold Stephanes est� confiante. "N�s acreditamos que se a lista estiver efetivamente com toda a documenta��o, com todos os comprovantes, ela ser� levada em m�os; n�o h� motivos para se recusar essa lista. E n�o temos forma diferente de agir".

Os estados tamb�m acham pequeno o n�mero de fazendas da nova lista, mas concordaram com o procedimento. "N�s temos um prazo at� o final desta semana para mandar os laudos das ouvidorias corrigidos para o minist�rio receber, reavaliar e endossar para a Uni�o Europ�ia", declara o presidente do Conselho Nacional de Secret�rios de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues.

De acordo com o Minist�rio da Agricultura, as outras duas mil propriedades da primeira lista ser�o reavaliadas pelo Servi�o de Inspe��o Sanit�ria e podem entrar em futuras indica��es.

Governo vai reduzir lista de fazendas exportadoras de carne. Europa suspendeu importa��es por discord�ncias com o governo sobre a fiscaliza��o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir