Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Vídeos mostram 'crianças treinadas pela Al-Qaeda'
Imagens divulgadas pelos EUA e pelo Iraque trazem meninos com pistolas e metralhadoras
Vídeos mostram 'crianças treinadas pela Al-Qaeda'

Representantes das Forças Armadas americanas e do governo do Iraque revelaram nesta quarta-feira terem encontrado vídeos que mostram crianças aparentemente sendo treinadas para atividades associadas à rede extremista Al-Qaeda.

De acordo com os militares americanos, as cinco fitas foram encontradas durante batidas em redutos da Al-Qaeda ao norte de Bagdá em dezembro.

Elas mostram cerca de 20 meninos aparentemente com menos de 11 anos portando pistolas, metralhadoras e lança-granadas.

Em uma cena, os garotos parecem participar de um falso seqüestro, no qual eles forçam o refém a se ajoelhar, colocando uma pistola em sua cabeça.

Em outra imagem, meninos aparecem usando balaclavas pretas, anunciando que irão matar seus reféns - em imagens semelhantes às divulgadas por extremistas de verdade antes de decapitar cativos.

"Desespero"
Segundo o correspondente da BBC em Bagdá Jim Muir, não há indicação, nas imagens, de que os garotos foram forçados a participar dos exercícios.
Os militares americanos acreditam que as imagens foram feitas para filmes de propaganda com o objetivo de atrair novos membros para a Al-Qaeda.

"Claramente, há famílias nas quais os homens são parte da Al-Qaeda, e pode-se supor que essas crianças estão crescendo em um ambiente doméstico que pode, infelizmente, produzir a próxima geração da Al-Qaeda", disse em Bagdá o almirante Gregory Smith, porta-voz militar dos Estados Unidos.

Os americanos disseram não saber ao certo quando as imagens foram feitas, embora acreditem que elas são recentes.

O porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano Mohammed Al-Askari disse que as fitas são "um sinal de desespero" da Al-Qaeda.

Para Al-Askari, as crianças são treinadas para seqüestrar e, dessa forma, arrecadar verbas para a organização por meio dos resgates.

Vídeos mostram 'crianças treinadas pela Al-Qaeda'. Imagens divulgadas pelos EUA e pelo Iraque trazem meninos com pistolas e metralhadoras.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir