Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Bush, Hillary e Obama falam em reza e ajuda às vítimas
Presidente dos EUA disse que governo vai ajudar atingidos
Bush, Hillary e Obama falam em reza e ajuda às vítimas
Foto: G1

Uma série de tornados atingiu, na noite de terça-feira (5), quatro estados dos Estados Unidos, provocando pelo menos 52 mortes, centenas de feridos e grande estrago em três estados.

Até o momento, o balanço é de 28 mortos no Tennessee, 13 no Arkansas, sete em Kentucky e quatro no Alabama, de acordo com fontes oficiais locais.

Jornais e TVs americanos falaram ainda em centenas de feridos, casas derrubadas, automóveis destruídos, árvores e escombros arrastados pelos fortes ventos.

Em Washington, o presidente George W. Bush se solidarizou com os desabrigados e ofereceu a ajuda do governo aos estados atingidos.

"As orações podem ajudar e o governo também", disse Bush. "O mais importante é que gostaria que eles (os governadores) pudessem dizer às pessoas em seus estados que o povo americano oferece suas orações aos que sofrem", completou.

Pré-candidatos democratas
"Queremos manter as pessoas do Arkansas e do Tennessee nas nossas orações, elas sofreram com tornados horríveis", declarou na noite de terça a pré-candidata democrata Hillary Clinton, cobrando uma atitude do republicano Bush.

"As vítimas estão nos nossos pensamentos e nas nossas orações, e esperamos que o governo federal reaja rapidamente para assegurar que recebam a ajuda de que necessitam", disse seu rival Barack Obama, referindo-se às conseqüências do furacão Katrina, em 2005.

Estragos
Mais de 50 tornados e tempestades intensas, raríssimos no inverno, varreram essa região dos Estados Unidos na noite de terça e na manhã de quarta. Alertas estavam em vigor em áreas do Alabama, Tennessee, Geórgia e do oeste da Flórida, informaram os serviços de Meteorologia.

O Tennessee é um dos estados mais afetados, com pelo menos 149 feridos, de acordo com Julie Oaks, porta-voz do serviço estadual de emergência.

"Esse número vai, provavelmente, aumentar ao longo do dia. Temos grandes estragos em todo o estado", declarou, na quarta-feira (6).

Estudantes da Union University em Jackson, no Tennessee, ajudaram a levar seus amigos que se feriram, após o desmoronamento de dois dormitórios do campus, relatou o presidente da instituição, David Dockery.

Cerca de 50 estudantes seriamente feridos foram hospitalizados, mas nenhum morreu. Pelo menos 1.200 pessoas estavam no campus na hora do incidente.

O local destruído já havia sido atingido por um tornado em 2002 e acabara de ser reconstruído. Os danos provocados estão estimados em milhões de dólares, acrescentou Dockery.

As aulas estão suspensas por período indeterminado.

No Kentucky, sete pessoas morreram, declarou Buddy Roggers, um dos funcionários do serviço de socorro neste estado. Três pessoas faleceram em um camping no condado de Muhlenberg e outras três, no condado de Allen, acrescentou.

"Aquilo levou a casa inteira", disse uma mulher à rede CNN. "Nós nos levantamos e não havia mais casa!", exclamava em lágrimas.

Enquanto o país parava para acompanhar o resultado das primárias da "Superterça", vários candidatos à presidência fizeram uma pausa no seu discurso para citar a catástrofe. Tennessee e Arkansas organizavam suas consultas neste dia.

No Tennessee, o estado de alerta foi declarado quando um tornado atingiu o oeste de Memphis, antes de se deslocar para o leste. Um shopping de Memphis teve de ser evacuado e sofreu grandes danos. Inúmeras pessoas tiveram de abandonar suas casas, de acordo com a imprensa local, citando os bombeiros.

Os tornados também derrubaram uma torre de rádio da polícia e um hangar no aeroporto de Memphis, disse Laura McPherson, da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Tennessee.

Além disso, uma fábrica de gás natural, a 60 km da cidade de Nashville, também no Tennessee, pegou fogo, após a passagem de um tornado.

Milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica, no sul dos EUA, devido às tormentas.

Bush, Hillary e Obama falam em reza e ajuda às vítimas de tornados. Presidente dos EUA disse que governo vai ajudar atingidos. Mortos ultrapassam 50 e há ainda centenas de feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir