Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Nasa prepara ônibus espacial Atlantis para vôo nesta quinta
Agência espacial americana deu sinal verde para abastecimento de veículo
Nasa prepara ônibus espacial Atlantis para vôo nesta quinta
Foto: Nasa

O ônibus espacial Atlantis, comandado pelo americano Stephen Frick, já está em fase final de preparação para o lançamento, marcado para as 17h45 desta quinta-feira (7). A Nasa, agência espacial americana, autorizou o abastecimento do veículo, embora a meteorologia não pareça favorável a uma tentativa de vôo no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os últimos boletins meteorológicos davam uma probabilidade de apenas 30% para condições propícias no momento marcado do lançamento. Caso seja preciso adiar, a missão deve ser iniciada na sexta ou, mais provavelmente, no sábado.

O vôo do Atlantis, designado STS-122, tem por objetivo principal levar à Estação Espacial Internacional (ISS) o módulo-laboratório europeu Columbus -- a primeira grande peça fabricada por alguém que não seja Rússia ou Estados Unidos a ser permanentemente acoplada ao complexo orbital.

A missão estava originalmente marcada para o final de 2007, mas não pôde ser realizada após a nave apresentar problemas com os sensores de combustível do tanque externo.

Nasa prepara ônibus espacial Atlantis para vôo nesta quinta. Agência espacial americana deu sinal verde para abastecimento de veículo. Decisão foi tomada apesar do mau tempo, que tem 70% de chance de impedir vôo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir