Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Republicano Romney anuncia desistência de candidatura
Candidato era o terceiro colocado dentro do Partido Republicano
Republicano Romney anuncia desistência de candidatura
Foto: Max Whittaker / Reuters

O republicano Mitt Rumney anunciou nesta quinta-feira (7) sua desistência da indicação à Presidência dos EUA.

Romney teve um desempenho pior que o esperado nas primárias da última terça-feira (5), conhecidas como "superterça"" o dia em que 24 estados fizeram suas prévias eleitorais. Romney não conseguiu vencer as prévias republicanas em nenhum Estado importante entre os que realizaram votações na terça-feira.

"Ele não poderá ser o candidato conservador do Partido Republicano se não venceu em nenhum Estado grande", disse Julian Zelizer, professor de política e história na Universidade Princeton. "É difícil encontrar um motivo para que ele continue insistindo durante muito mais tempo ainda.

Desempenho pífio
Romney, ex-governador de Massachusetts e investidor de risco, perdeu em 14 dos 21 Estados que realizaram prévias republicanas na terça-feira, o maior dia de votações antes da eleição presidencial em si, marcada para novembro.

"O eleitorado que Romney esperava conquistar --os cristãos de direita-- não se deixou seduzir pela mensagem dele", acrescentou Thomas Whalen, professor da Universidade de Boston que acompanha a carreira política de Romney.

Após a "superterça", o comitê de campanha do pré-candidato tentou destacar o lado positivo de seu desempenho - vitórias no Colorado, no Alasca, em Montana e em Minnesota, sem contar Utah, sede da religião mórmon, da qual é adepto, e Massachusetts, Estado que governou de 2003 a 2007.

Mas Romney, que possui um patrimônio pessoal de cerca de 250 milhões de dólares, contava com um número muito menor de delegados do que McCain --269 contra 613 para o senador, segundo o jornal The Washington Post.

Um candidato republicano precisa de 1.191 delegados para conquistar a nomeação do partido.

Republicano Romney anuncia desistência de candidatura. Candidato era o terceiro colocado dentro do Partido Republicano. Decisão ocorre após fraco desempenho na 'superterça'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir