Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

ONGs revelam morte de dezenas no Chade
Crian�as do Chade caminham por lojas queimadas durante ofensiva de rebeldes na capital Ndjamena
ONGs revelam morte de dezenas no Chade
Foto: Pascal Guyot/AFP

Duas organiza��es n�o-governamentais disseram nesta quarta-feira que acreditam que dezenas de pessoas morreram nos confrontos do �ltimo fim de semana na capital do Chade, Ndjamena.

Guilhem Molinie, chefe da miss�o da ONG M�dicos Sem Fronteiras no pa�s africano, disse que a organiza��o encontrou pelo menos cem mortos em um levantamento nos tr�s principais hospitais da cidade e que acredita que cerca de 700 pessoas ficaram feridas.

A Cruz Vermelha divulgou um outro balan�o em que diz que o n�mero de mortes chegou a pelo menos 160, e que mil ficaram feridos nos choques os rebeldes e as tropas leais ao governo durante a tentativa de golpe contra o presidente Idriss Deby.

"A Cruz Vermelha no Chade recolheu 80 corpos e sobrou ainda pelo menos o mesmo n�mero, provavelmente mais", disse Thomas Merkelbach, diretor do Comit� Internacional da Cruz Vermelha em Ndjamena.

Refugiados Uma outra ONG de ajuda humanit�ria, a Save the Children, alertou que a viol�ncia em Ndjamena provocou s�rias conseq��ncias para cerca de meio milh�o de pessoas que vivem em campos de refugiados no leste do pa�s, muitas das quais v�m da regi�o de Darfur, no oeste do Sud�o.

A ONG disse que n�o � mais poss�vel usar Ndjamena como base de onde s�o transportados suprimentos para os campos de refugiados e disse que � necess�rio criar, urgentemente, uma liga��o �rea de emerg�ncia com o leste do Chade.

O presidente Deby apareceu em p�blico nesta quarta-feira pela primeira vez desde os incidentes do fim de semana e disse que seu governo mant�m controle completo do pa�s.

Vestindo uniforme militar, Deby disse que os rebeldes s�o "mercen�rios" e acusou o Sud�o de estar por tr�s da tentativa de golpe.

Ele tamb�m disse que os soldados do governo est�o ca�ando os rebeldes. "N�s estamos em seus calcanhares e devemos captur�-los antes que eles fujam de volta para o Sud�o", disse.

O Governo de Cartum j� negou anteriormente a acusa��o de que d� apoio aos rebeldes do Chade ao, supostamente, permitir que eles mantenham bases em Darfur.

ONGs revelam morte de dezenas no Chade.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir