Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Técnico de sumô é preso por morte de aluno
Jnichi Yamamoto é acusado de agredir e ordenar surra em pupilo que fugiu do treinamento
Técnico de sumô é preso por morte de aluno
Foto: Agência

Foi preso no Japão, nesta quinta-feira, o treinador de sumô Jnichi Yamamoto, de 57 anos de idade, acusado de agredir com uma garrafada Takashi Saito, de apenas 17 anos, que tentou fugir do seu centro de treinamentos e, depois, ordenar que outros três de seus pupilos surrassem Saito com barras de ferro. As informações são da agência de notícias japonesa Kyodo e do site espanhol "20 Minutos".

Aluno morreu um dia após ser agredido
O fato teria acontecido em junho de 2006, quando Saito teria tentado deixar o centro de treinamentos de sumô de Yamamoto, o que seria considerado uma afronta ao mestre pela tradição da milenar arte japonesa. Após impedir a saída de Saito, Yamamoto o teria golpeado com uma garrafa de cerveja. Em seguida, teria ordenado que Saito fosse surrado com barras de metal. O laudo da perícia no corpo do estudante, feita pela Universidade de Nagoya, que veio a falecer um dia após as agressões, mostrou que a morte foi causada por traumatismos múltiplos.

O fato fez com que Yamamoto perdesse o título de Mestre de Treinamentos da Associação Japonesa de Sumô. O esporte tem uma das mais duras rotinas de treinamento de que se tem notícia, com poucas horas de descanso diárias e muitos exercícios, além de horários rígidos de despertar e dormir. Os grandes mestres do sumô, chamados Yokozunas, ganham status de semi-deuses no Japão, e são reverenciados por onde quer que passem.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir