Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Pilotos do jato Legacy negam ter desligado transponder
Pilotos do jato Legacy negam ter desligado transponder
Pilotos do jato Legacy negam ter desligado transponder
Foto: http://www.globo.com/

Os pilotos norte-americanos do jato executivo Legacy, que se envolveu no acidente com o v�o 1907, da Gol, em setembro de 2006 e causou a morte de 154 pessoas, foram ouvidos nos Estados Unidos na semana passada.

Veja a cobertura completa do acidente do v�o 1907

Os depoimentos duraram tr�s dias e foram prestados em Washington. Os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino ouviram a transcri��o da caixa preta do jato executivo Legacy. Eles afirmaram que n�o desligaram o transponder, equipamento anticolis�o que na hora do acidente n�o funcionou.

O depoimento foi dado na semana passada ao Centro de Investiga��o e Preven��o de Acidentes Aeron�uticos (Cenipa), da Aeron�utica, ligada ao Minist�rio da Defesa.

"Os pilotos puderam esclarecer uma vez mais que n�o houve, por parte deles, nenhuma conduta culposa negligente, e que, pelo contr�rio, eles agiram com profissionalismo", disse o advogado dos pilotos Joe Lepore e Jan Paladino, Theo Dias.

Homic�dio culposo
Em junho do ano passado, a Justi�a brasileira aceitou den�ncia do Minist�rio P�blico contra os dois pilotos por homic�dio culposo.

Em nota, a Aeron�utica confirmou os depoimentos, que teriam esclarecido pontos importantes e v�o contribuir para explicar por que o transponder n�o estava funcionando na hora do acidente.

Uma importante parte do quebra-cabe�a que deve ajudar a desvendar os motivos do acidente a�reo ainda est� faltando: o depoimento dos controladores. Segundo a Aeronautica, eles se recusam a colaborar.

A Associa��o Basileira dos Controladores de Tr�fego A�reo declarou que os controladores ir�o prestar depoimento no momento oportuno - seguindo orienta��o de seus advogados.

O relat�rio do acidente, que est� em fase final de elabora��o pela Aeron�utica, vai recomendar mais rigor nos pr�-requisitos exigidos na avia��o de jatos executivos

Pilotos do jato Legacy negam ter desligado transponder
Equipamento anticolis�o n�o funcionou na hora do acidente, em setembro de 2006.
Choque causou a queda de um Boeing da Gol e matou 154 pessoas

Fonte: http://www.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir