Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2008

EUA anunciam redução de 50% em arsenal nuclear
Desmantelamento feito até agora fez o tamanho do arsenal atômico americano ficar similar ao que era em 1950. EFE
EUA anunciam redução de 50% em arsenal nuclear
Foto: http://www.globo.com/

Genebra, 7 fev (EFE).- Os Estados Unidos informaram hoje à Conferência de Desarmamento das Nações Unidas que já reduziram em 50% o arsenal nuclear que tinham na época da Guerra Fria.

"Reduzimos em 50% as reservas nucleares totais, o que é uma conquista significativa, da qual estamos muito orgulhosos", disse em entrevista coletiva o responsável da Administração Nuclear de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Thomas D'Agostino.

D'Agostino disse que, segundo o Tratado de Moscou de 2002, assinado por Rússia e Estados Unidos, ambos os países devem reduzir suas ogivas nucleares para entre 1.700 e 2.000 até 2012.

"Mas o tratado não diz nada sobre o tamanho do arsenal", disse D'Agostino numa sessão do órgão, acrescentando que, em 2004, o presidente americano, George W. Bush, decidiu reduzir unilateralmente em 50% o tamanho do arsenal nuclear do país no prazo de oito anos.

"Em dezembro, pudemos comemorar o alcance da meta cinco anos antes", disse o funcionário, que anunciou que o novo objetivo do Governo dos EUA é reduzir em mais 15% o armamento nuclear americano até 2012.

Segundo D'Agostino, o desmantelamento feito até agora fez o tamanho do arsenal atômico americano ficar similar ao que era em 1950. EFE

EUA anunciam redução de 50% em arsenal nuclear

Fonte: http://www.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir