Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Cinco regiões dão prazo a Evo Morales para atender a Bolívia
Bolívia deu ao governo Evo Morales uma semana de prazo para que atenda as demandas regionais
Cinco regiões dão prazo a Evo Morales para atender a Bolívia
Foto: http://www.globo.com/

LA PAZ, 7 Fev 2008 (AFP) - Governadores e líderes civis de cinco dos nove departamentos da Bolívia deram ao governo Evo Morales uma semana de prazo para que atenda as demandas regionais; caso contrário, iniciarão medidas de protesto, informou um representante municipal, nesta quinta-feira.

"Se o governo não responder à nossa determinação até 13 de fevereiro, vamos iniciar uma paralisação nacional" com comícios e protestos nas ruas, disse o presidente da Câmara Municipal da prefeitura de Sucre, Fidel Herrera.

Os governadores e dirigentes cívicos de Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija e Chuquisaca se reuniram em Sucre (sudeste) para avaliar o curso do diálogo político com o governo da Bolívia, de modo a resolver a crise que afeta o país.

Os representantes dos cinco departamentos pediram ao governo que busque recursos econômicos alternativos para financiar uma pensão vitalícia para os idosos, sem reduzir seus orçamentos regionais, além de restaurar a "legalidade" da nova Constituição, aprovada sem debate, nem consenso.

Também exigiram que sejam convocados referendos em Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija e Chuquisaca para aprovar estatutos, visando a compor governos autônomos e um nacional para decidir a sede do governo, disputada por La Paz e Sucre.

O governo ainda não se pronunciou.

Cinco regiões dão prazo a Evo Morales para atender demandas na Bolívia

Fonte: http://www.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir