Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Olímpicos ganham novas datas
Mudança no calendário permite mais dois amistosos antes da convocação para Pequim
Olímpicos ganham novas datas
Foto: Agência

O técnico Dunga terá mais tempo para preparar a seleção olímpica para os Jogos de Pequim. Aproveitando a Eurocopa, que será disputada entre os dias 7 e 29 de junho na Suíça e na Aústria, a Fifa abriu mais três datas para amistosos internacionais antes das Olimpíadas. Os clubes já seriam obrigados a liberar os jogadores para as seleções européias.

Com isso, a CBF pode marcar amistosos para a seleção olímpica entre os dias 31 de maio e 4 de junho, em 7 ou 8 de junho e em 21 ou 22 do mesmo mês. O auxiliar Jorginho mostrou-se feliz com a decisão da Fifa nesta sexta-feira ao desembarcar no Rio de Janeiro após a vitória de 1 a 0 sobre a Irlanda, em Dublin.

- Estamos caminhando bem na preparação para as Olimpíadas. A Fifa colocou algumas datas a mais para amistosos e isso vai ajudar. A idéia é fazer dois amistosos - disse.

Os adversários e os locais dos jogos ainda são estudados pela CBF. Jorginho também comentou o fato de Dunga ter usado pouco os jogadores com idade olímpica no amistoso contra a Irlanda. Apenas Lucas, Anderson e Rafael Sóbis entraram no time, mas somente após os 30 minutos do segundo tempo. O treinador convocou 11 jogadores com menos de 23 anos. Diego foi o único olímpico que jogou como titular.

- O Dunga decidiu desta forma e foi algo certo. A seleção brasileira sempre tem o comprometimento com a vitória e nunca tínhamos vencido a Irlanda em Dublin. Se colocássemos muitos atletas olímpicos e a seleção não tivesse um bom resultado teria o risco de queimar um ou outro jogador.

Jorginho não está preocupado com um possível "jogo duro" dos clubes europeus para liberar os jogadores para as Olimpíadas. Robinho, uma das estrelas do Real Madrid e um dos principais candidatos para uma das vagas acima dos 23 anos, e Anderson, que vem jogando bem no Manchester United e é nome certo na lista do treinador, já demonstraram preocupação com o assunto.

- Espero que não tenha problemas. A conversa com os clubes até agora sempre foi boa. Temos feito algumas concessões. E acho que todos terão bom censo.

Brasil luta pelo inédito ouro
Com três medalhas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas, o Brasil busca o inédito ouro. A idéia da CBF é reunir os jogadores para uma preparação no exterior 15 dias antes do início dos Jogos de Pequim. E fazer o grupo se acostumar com o fuso horário "em escalas". A previsão é que a seleção embarque no dia 20 de julho para a Europa. A CBF analisa propostas de países para se concentrar. Após uma semana no Velho Continente, a equipe segue para a Ásia. O provável destino é o Japão. A chegada na China seria apenas três dias antes da estréia.

Dos 16 participantes das Olimpíadas, 12 já estão definidos. Entre eles os dois sul-americanos - Brasil e Argentina - e os quatro europeus - Itália, Holanda, Bélgica e Sérvia. China (sede das Olimpíadas), Austrália, Japão, Coréia do Sul, Camarões e Costa do Marfim também têm a vaga garantida. Faltam dois representantes da Concacaf, um da Oceania - a Austrália é filiada à associação asiática - e o último país africano. Todos serão conhecidos em março. O sorteio dos grupos olímpicos será no dia 20 de abril, em Pequim, na China.

Olímpicos ganham novas datas. Mudança no calendário permite mais dois amistosos antes da convocação para Pequim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir