Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Governador Visita Itapemirim
O Governador em exerc�cio Ricardo Ferra�o visitou o sul do estado na manh� de s�bado �ltimo para cumprir agenda de compromissos
Governador Visita Itapemirim
Foto: Secretaria de Comunica��o Social de Itapemirim

O Governador em exerc�cio Ricardo Ferra�o visitou o sul do estado na manh� de s�bado �ltimo para cumprir agenda de compromissos. Logo cedo, �s 7:30 pousou no distrito de Itaipava para ver, de perto, o andamento das obras do maior terminal pesqueiro do Esp�rito santo.

Acompanhado da Prefeita Norma Ayub, da Vice -Prefeita Sandra Pe�anha, do Deputado Estadual Theodorico de Assis Ferra�o e diversas outras autoridades, o Governador andou pelo p�er, conversou com pescadores que foram prestigiar o evento e falou sobre dois temas importantes para os homens que vivem dos recursos do mar.

Ricardo Ferra�o informou da inten��o do Governo do Estado em construir, o mais r�pido poss�vel, uma f�brica de gelo e um posto de combust�vel para atender �s demandas da categoria.

"Sabemos que um dos maiores problemas destes bravos trabalhadores � o alto pre�o do �leo diesel que impulsiona as embarca��es. Da� nosso projeto em construir aqui um posto de abastecimento que forne�a o combust�vel com menor pre�o que o praticado no mercado e, com isto, aumentar a margem de lucro do profissional da pesca.

Os pescadores que acompanharam a visita do Governador ficaram satisfeitos com as not�cias. Ricardo ferra�o informou que em um prazo m�ximo de 20 dias, vir� a Itapemirim o Secret�rio Estadual de Agricultura e pesca C�sar Golgnago para finalizar as negocia��es para determinar o andamento do projeto para a conclus�o do terminal pesqueiro de Itaipava.

A anfitri�, a Prefeita Norma Ayub mostrou-se bastante satisfeita com o resultado da conversa entre o Governador e os pescadores."Esta reivindica��o dos homens que buscam seu sustento no mar � antiga. Fico imensamente feliz ao constatar que possibilitamos a realiza��o deste sonho antigo. Sei que o sonho tornar� realidade." Enfatizou a Prefeita.

Logo ap�s a visita ao p�er, o Governador e comitiva seguiram para a igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Marata�zes onde assistiram a uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom C�lio de Oliveira Goulart em comemora��o ao Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.

Concluindo a agenda de compromissos no litoral sul, o Governador em exerc�cio Ricardo ferra�o e comitiva foram vistoriar as obras de recupera��o da orla daquele balne�rio.

Setor Pesqueiro de Itapemirim recebe apoio do Governo do Estado

Com objetivo de dar continuidade a permanente parceria do Governo do Estado do Esp�rito Santo com o Munic�pio de Itapemirim e, a pedido do Governador em Exerc�cio Ricardo Ferra�o, o Secret�rio Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aq�icultura e Pesca, C�sar Colnago, estar� realizando na pr�xima quarta-feira (16), �s 15 horas, uma visita t�cnica ao Terminal Pesqueiro de Itaipava.

Atendendo solicita��es da administra��o municipal e do setor pesqueiro da regi�o, Ricardo Ferra�o, esteve no balne�rio de Itaipava, no s�bado passado, abordando assuntos de suma import�ncia para o desenvolvimento econ�mico e social do munic�pio. Entre eles, destacaram-se: o andamento das obras do terminal pesqueiro de Itaipava, a constru��o da f�brica de gelo e a implanta��o de um posto de combust�vel, para abastecer as embarca��es com pre�o mais acess�vel.

Itapemirim � considerado o maior P�lo Pesqueiro do Estado do Esp�rito Santo, em rela��o � quantidade de embarca��es, n�mero de pescadores e produ��o de pescados. A Pesca do Atum e do Dourado est� em 2° lugar no ranking nacional. A atividade movimenta anualmente aproximadamente R$ 13 milh�es, produzindo em m�dia 350 toneladas de pescado por m�s, o que corresponde a 20% da produ��o estadual. Os pescadores-mestres s�o conhecidos em todo o pa�s, pela vasta experi�ncia e por serem verdadeiros professores da pesca em alto-mar.

"O Governo do Estado sempre foi um importante parceiro do Munic�pio de Itapemirim. A constru��o da f�brica de gelo e a implanta��o do posto de combust�vel s�o obras fundamentais para estruturar o Terminal Pesqueiro e, consequentemente, atender as necessidades dos pescadores locais. Como o setor pesqueiro � uma das principais fontes da economia municipal, podemos afirmar que toda popula��o ser� beneficiada, uma vez que impulsionar� ainda mais o desenvolvimento do munic�pio", ressaltou a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves.

    Fonte: Secretaria de Comunica��o Social de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir