Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2008

TJ recebe doações para vítimas da chuva em Itaipava
Podem ser doadas roupas, cobertores e alimentos
TJ recebe doações para vítimas da chuva em Itaipava

O Tribunal de Justiça receberá ate a segunda-feira (11) doações que serão entregues em Itaipava, distrito de Petrópolis. A região foi muito atingida pela chuva no último fim de semana. Com a enxurrada, nove pessoas morreram e 12 ficaram feridas.

A Defesa Civil estima que esse número chegue a 400 desalojados e 19 desabrgados. As doações (roupas infantis e de adultos, roupa de cama, cobertores e alimentos não perecíveis) serão recebidas pela equipe do gabinete da segunda vice-presidência, localizado no quarto andar, lâmina I, da Avenida Erasmo Braga, 115, no Centro do Rio.

Alerta de cheias
O governo prometeu criar no estado um sistema de alerta de cheias para o próximo verão.

"A idéia é um sistema informatizado de prevenção, ligando estações hidrometeorológicas à Defesa Civil e às prefeituras, que vão receber informe do que vai acontecer nas bacias e poder se preparar para possíveis trombas d"água", explicou a presidente da Serla, Marilene Ramos, que prevê dez estacões na região de Petrópolis, e outras 26 na Baixada Fluminense.

Dragagem
Enquanto o sistema não funciona, a região atingida pelas últimas cheias começa a receber obras emergenciais nesta sexta-feira (8). Além do desassoreamento de 3 km do Rio Santo Antônio, será feito um cadastramento das construções ao longo da margem. As medidas emergenciais na cidade vão custar R$ 750 mil, de acordo com a Serla.

"A curto prazo vamos desassorear o rio, retirar construções onde não mora gente, como campos de futebol, serrarias irregulares e, a médio prazo, realocar algumas casas em que moram famílias", resumiu o secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc.

Na quinta, a presidente da Superintendência estadual de Rios e Lagoas (Serla), Marilene de Oliveira, sobrevoou o distrito e a área atingida pela chuva. A intenção é conferir o tamanho dos estragos na região. Segundo Marilene, além do problema da ocupação irregular nas margens dos rios, o desmatamento nas encostas agrava a situação quando chove.

Na terça, o governador Sérgio Cabral anunciou que vai liberar R$ 3 milhões para o distrito de Itaipava. O dinheiro atenderá as vítimas das chuvas da região. O valor foi definido após uma reunião com o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo. As informações são da assessoria da prefeitura.

TJ recebe doações para vítimas da chuva em Itaipava. Podem ser doadas roupas, cobertores e alimentos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir